Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 09 de abril de 2024

Brasil

País tem queda de 42% em número de policiais mortos

Por outro lado, o número de pessoas mortas em decorrência de ações policiais no país aumentou

País tem queda de 42% em número de policiais mortos

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 14 de outubro de 2019 às 09:40

O número de policiais mortos no país caiu 42% no primeiro semestre deste ano, de acordo com o Monitor da Violência, parceria do portal G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Foram 108 oficiais assassinados no período de janeiro a junho de 2019. No mesmo intervalo do ano passado, foram 187 policiais mortos. Apenas o estado de Goiás não enviou informações. 

A Bahia ficou em 9° lugar na lista de estados brasileiros com a maior taxa de mortos, a cada 1 mil policiais. Foram seis policiais mortos na Bahia, o que significa taxa de 0,2 mortes e redução de 40% em comparação ao número contabilizado no mesmo período do ano passado. 

Mortos por policiais

Por outro lado, o número de pessoas mortas em decorrência de ações policiais no país aumentou no 1º semestre deste ano. Foram 2.886 pessoas mortas por policiais: 120 a mais que no mesmo período de 2018. O aumento, no entanto, não foi acompanhado na maioria dos estados, incluindo a Bahia. Em 15 deles, houve queda no número de pessoas mortas por policiais.