Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Nível dos rios Acre e Madeira diminui

Brasil

Nível dos rios Acre e Madeira diminui

Após atingir recorde de cheia no início do ano, Rio Acre agora apresenta índices considerados normais

Nível dos rios Acre e Madeira diminui

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Danielle Campos no dia 18 de janeiro de 2020 às 07:30

Divulgado na sexta-feira (17), um boletim de sistemas de monitoramento de bacias hidrográficas revelou uma diminuição no nível dos rios Acre e Madeira, na Região Norte do país. A principal causa, segundo o boletim, é a quantidade abaixo do normal do acumulado de chuvas na região para este período do ano.

Com chuvas intensas no início do ano, o Rio Acre atingiu um recorde de cheia no dia 10 de janeiro, e chegou a inundar, segundo Informe Semanal do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre, monitorado pelo Serviço Geológico do Brasil. No entanto, o acumulado das chuvas nas últimas semanas, apresentou uma quantidade abaixo do normal, resultando em uma queda no nível do rio, que agora atinge índices considerados normais.

No último boletim, a cota do Rio Acre, em monitoramento feito em Rio Branco, foi 9,11 metros. O recorde registrado em janeiro foi 14,64 metros e a cota de inundação é de 14 metros. O nível do Rio Madeira também diminuiu, registrando atualmente 13,98 metros, próximo da cota de atenção de 14 metros, segundo o boletim do monitoramento da cheia do Rio Madeira, feito em Porto Velho.