Apoiador de Bolsonaro, antropólogo é preso ao tentar impedir trabalho do Ibama
Agentes do Ibama retiravam o gado do local quando Edward Luz apareceu e começou a gravar a abordagem com próprio celular
![Apoiador de Bolsonaro, antropólogo é preso ao tentar impedir trabalho do Ibama [Apoiador de Bolsonaro, antropólogo é preso ao tentar impedir trabalho do Ibama]](https://www.metro1.com.br/noticias/87698,apoiador-de-bolsonaro-antropologo-e-preso-ao-tentar-impedir-trabalho-do-ibama-3.jpg)
Por Juliana Almirante no dia 17 de Fevereiro de 2020 ⋅ 10:20
O antropólogo e militante bolsonarista Edward Luz foi detido ontem (16), quando tentava impedir a fiscalização do Ibama no território indígena Ituna Itatá, na região de Altamira (PA), de acordo com a Folha.
Os agentes do Ibama retiravam o gado do local quando Edward Luz apareceu e começou a gravar a abordagem com próprio celular. Ele falou que estava no local para fazer cumprir uma ordem do ministro do Meio Ambiente, com quem se encontrou e teria entrado em acordo de que "nenhum patrimônio de população em situação de fragilidade seria destruído".
O comandante da operação, Roberto Cabral, advertiu o antropólogo de que ele estava dentro de terra indígena e pediu que saísse, sob a pena de ser preso em flagrante. Diante da recusa, Luz foi algemado.
Horas depois, o antropólogo foi solto e distribuiu um áudio em que exorta os invasores da terra indígena a resistir às autoridades: “Quem está com a casa ameaçada, permaneça”.
Procurado pela reportagem, o procurador Daniel Azeredo, da 4ª Câmara desmentiu a versão de Edward Luz.
“O antropólogo está sem qualquer razão. A operação do Ibama se desenrola dentro da lei, e ele não pode interferir ou atrapalhar”, disse.