Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Pedidos de educação indígena aumentaram 500%, afirma Funai

Brasil

Pedidos de educação indígena aumentaram 500%, afirma Funai

Presidente do órgão informou que irá anunciar concurso público com cotas para indígenas

Pedidos de educação indígena aumentaram 500%, afirma Funai

Foto: Mário Vilela/ Funai

Por: Danielle Campos no dia 27 de setembro de 2020 às 15:05

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier, disse hoje (27), que o número de pedidos de acesso a cursos de ensino médio e ensino superior saltou 500% nos últimos anos. De acordo com ele, os indígenas têm buscado formação fora das aldeias para retornarem como líderes e compartilhadores de conhecimento. 

Xavier também informou que a Funai irá anunciar um concurso público com cotas para indígenas e falou sobre a busca por estudo fora das aldeias. “A Funai procura diálogo com diversos setores da sociedade. A busca por melhores condições de vida não significa perda de identidade étnica. O indígena continua sendo índio ainda que procure melhores condições”, afirmou o presidente do órgão.  

Atualmente, cerca de um milhão de brasileiros são considerados indígenas, de acordo com o IBGE. Essa população possui titularidade de cerca de 14% do território nacional. Ainda assim, o índice de desenvolvimento humano (IDH) das populações indígenas é um dos piores do Brasil. “Algo está errado nessa equação. Temos uma série de procedimentos que podem ser desenvolvidos em terras indígenas de maneira sustentável”, argumentou Xavier sobre as condições de vida das comunidades tradicionais.