Cidade

Homenagens ao Senhor do Bonfim começam nesta quinta-feira em Salvador

O ponto alto das comemorações, a tradicional Lavagem do Bonfim, acontece na próxima quinta-feira (14), com cortejo que sai da Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. [Leia mais...]

[Homenagens ao Senhor do Bonfim começam nesta quinta-feira em Salvador]
Foto : Tácio Moreira/Metropress

Por Milene Rios no dia 07 de Janeiro de 2016 ⋅ 16:44

O dia de comemoração do Senhor do Bonfim é somente 14 de janeiro, mas as homenagens ao santo padroeiro da Bahia começam a partir desta quinta-feira (7), com o hasteamento da bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim, em frente à Basílica Santuário. A programação que inclui missas, procissões e só será encerrada no dia 17 de janeiro. 

O ponto alto das comemorações, a Lavagem do Bonfim, acontece na próxima quinta-feira (14), com cortejo que sai da Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. 

veja a programação completa das homenagens:

07/01 -  18h30 -  abertura das atividades com o hasteamento da bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim, em frente à Basílica Santuário. Às 19h acontecerá a primeira noite do novenário, conduzida pelo padre Lafaiete Santana de Sá.

08/01 - 14h – Concentração dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com Missa às 17h. Já às 19h acontecerá a segunda noite do novenário.

09/01 - 14h30 - Peregrinação dos membros do Apostolado da Oração, saindo do Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (Irmã Dulce), e seguindo até a Basílica do Bonfim, onde farão o ritual de passagem pela Porta da Misericórdia e a adoração ao Santíssimo Sacramento; os fiéis participarão da Missa às 17h. A partir das 19h terá início a terceira noite do novenário.

10/01 - Missas às 6h, às 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h. A Missa Solene do Santíssimo Sacramento, às 7h30, será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva.

11/01 – Concentração dos enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com Missa às 15h, presidida por Dom Gilson Andrade da Silva. Às 19h acontecerá a quinta noite do novenário.

12/01 - 19h – novenário. 

13/01 - 19h – novenário. 

14/01 – Tradicional lavagem do adro da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Às 8h os fiéis darão início à caminhada – Lavagem de Corpo e Alma – saindo da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio) até o Bonfim. A partir das 9h haverá o show de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção que será concedida aos fiéis. Já às 12h acontecerá a acolhida às baianas pelos membros da Irmandade (Devoção do Senhor do Bonfim) e entrega das vassouras para a lavagem do adro da Basílica. 

15/01  - 15h – Concentração dos movimentos e serviços eclesiais arquidiocesanos. Às 19h terá início a oitava noite do novenário.

16/01 -17h – Missa com a participação especial das crianças. Já às 19h acontecerá a última noite do novenário, conduzida pelo padre Gilson Magno dos Santos.

17/01 – Dia Festivo, com programação extensa. Às 4h30: alvorada e repique dos sinos, anunciando o grande dia da festa. Às 5h: missa com a participação, em especial, dos homens que, nas sextas-feiras e domingo, são sempre maioria nas Missas, expressão da devoção masculina ao Senhor do Bonfim. Às 6h: missa dos devotos e das devotas pelas famílias baianas, que cultivam a devoção ao Senhor do Bonfim, recebida dos seus antepassados. Às 7h30: missa transmitida pela Rádio Excelsior na intenção dos ouvintes e dos internautas. Às 9h: recitação do Terço da Misericórdia. Às 10h: missa Solene presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galvão Leite de Almeida e às 16h está programado a Procissão dos Três Pedidos. Os fiéis sairão da Paróquia Nossa Senhora dos Mares. Ao chegarem à Colina Sagrada, darão três voltas em torno da Basílica, fazendo os três pedidos. O encerramento será com a bênção do Santíssimo Sacramento e a queima de fogos de artifício.

Notícias relacionadas