Cidade

Campanha incentiva presentes biodegradáveis para festa de Iemanjá

Dois de fevereiro é dia de festa no mar. Antes mesmo de amanhecer, centenas de devotos à Iemanjá fazem seus pedidos e também agradecem levando oferendas para a Rainha das Águas. Em Salvador, a festa acontece há 92 anos, na praia do Rio Vermelho. Que tal este ano levar um presente que preserve a tradição sem agredir a natureza? [Leia mais...]

[Campanha incentiva presentes biodegradáveis para festa de Iemanjá]
Foto : Manuela Cavadas / Arquivo Metropress

Por Camila Tíssia no dia 08 de Janeiro de 2016 ⋅ 12:08

Dois de fevereiro é dia de festa no mar. Antes mesmo de amanhecer, centenas de devotos à Iemanjá fazem seus pedidos e também agradecem levando oferendas para a Rainha das Águas. Em Salvador, a festa acontece há 92 anos, na praia do Rio Vermelho. Que tal este ano levar um presente que preserve a tradição sem agredir a natureza? 

Esta é a proposta da Prefeitura, através da Secretaria Cidade Sustentável, em parceria com diversas entidades, como explicou o presidente da Colônia de Pescadores, Marcos Souza, mais conhecido como Branco, em entrevista à Metrópole. "Nós tivemos uma reunião com o secretário municipal de Cidade Sustentável, André Fraga, e ele nos propôs uma ação para fazermos com os devotos e os simpatizantes que vierem colocar as oferendas no mar, a necessidade de só usar presentes biodegradáveis. No barracão, onde disponibilizamos o baleio é levado para o mar, já fazemos uma separação de tudo que não for biodegradável, nós retiramos e descartamos e só deixamos dentro do balaio aquilo que pode ser levado para o mar".

No dia seguinte ao festejo, esses presentes são transformados em sujeira, causada pelas oferendas, como dizem os baianos, “rejeitadas” pelo orixá. Ainda de acordo com Marcos Souza, em 2015 foram retirados mais de 200 sacos de lixo das águas da praia. "Por incrível que pareça, encontramos tudo que se possa imaginar. Basicamente, o que mais nos preocupa nessas coletas são os vidros e os pláticos."

Apesar dos preparativos para o 2 de fevereiro, quem passa pelo Rio Vermelho, desconfia que as obras de revitalização do local estejam prontas, como prometeu o prefeito ACM Neto. Segundo ele, a requalificação das duas primeiras etapas da Orla seriam entregues dia 29 de janeiro, mas as máquinas e dezenas de operários ainda ocupam a região. Você que gosta da tradição, derrame seu perfume direto em uma oferenda que não polua o mar e oferça apenas pétalas de flores para Iemanjá.

Comentarios

Notícias relacionadas