Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

'Engrenagem dos ventos' impulsionou ondas na Baía de Todos os Santos, explica oceanógrafo

Cidade

'Engrenagem dos ventos' impulsionou ondas na Baía de Todos os Santos, explica oceanógrafo

Embora não muito constante no Nordeste, evento acontece com mais regularidade em outras regiões do Brasil

'Engrenagem dos ventos' impulsionou ondas na Baía de Todos os Santos, explica oceanógrafo

Foto: Reprodução

Por: Adele Robichez no dia 18 de junho de 2021 às 09:32

A costa da Baía de Todos-os-Santos, na região do bairro da Vitória, em Salvador, apresentou um fenômeno particular na última quarta-feira (16). Vídeos registrados por moradores e banhistas mostram fortes ondulações simultâneas em direção à praia. 

Para explicar a situação, o oceanógrafo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Guilherme Lessa, especialista em circulação costeira, foi entrevistado pelo Metro1. Segundo ele, as ondas diferentes que deixaram os moradores curiosos foram causadas por uma "engrenagem dos ventos", fenômeno raro em Salvador.

"No dia 14 de junho existiu um centro de alta e baixa pressão muito próximos, que funcionou como uma engrenagem, aumentando a velocidade dos ventos para o nordeste e o sudeste", diz. 

Ele explica que, na região de menor pressão, os ventos giram no sentido anti-horário, já na maior, no sentido horário. Essa situação, continua, "direcionou a propagação das ondas para dois sentidos, sendo um deles, a costa de Salvador".

Embora não muito constante aqui no Nordeste, este tipo de evento acontece com mais regularidade em outras regiões do Brasil. "Essa engrenagem da circulação atmosférica é comum nas regiões Sul e Sudeste, mas raramente aparece no ponto do Oceano Atlântico, onde fica Salvador", afirma Lessa.

O momento capturado pelos vídeos, explica o oceanógrafo, "é uma série de swell chegando. São ondas regulares, mas, no caso desta quarta, tinham um período longo, ou seja, o comprimento e a altura elevados". 

De acordo com o estudioso, essas ondas, que costumam quebrar sobre o Banco de Santo Antônio, devem ter sido filmadas em um momento em que o fenômeno coincidiu com a maré vazante, o que fez com que elas se quebrassem contra a correnteza.

Veja os vídeos: