Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Cidade

Mais de 100 toneladas de lixo e plantas são retiradas do Rio Sapato, em Lauro de Freitas

Segundo a prefeitura, materiais como mesas, sofás, cadeiras e até uma TV estavam no afluente

Mais de 100 toneladas de lixo e plantas são retiradas do Rio Sapato, em Lauro de Freitas

Foto: Maína Diniz / Prefeitura de Lauro de Freitas

Por: Metro1 no dia 22 de junho de 2021 às 10:03

A prefeitura de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, retirou mais de 100 toneladas de lixo e plantas aquáticas do Rio Sapato. De acordo com a gestão municipal, os detritos foram removidos nos sete quilômetros em que o afluente corta a cidade – Ipitanga, Vilas e Buraquinho. A ação continuou na última segunda-feira (21), durante toda a manhã, mesmo com o tempo chuvoso. A prefeitura prevê que até o final do mês sejam retiradas do rio mais de 400 toneladas de detritos.

De acordo com o coordenador de Rios e Córregos da Sesp, Amarílio Neto, em apenas 15 dias de limpeza intensa, materiais como mesas, sofás, cadeiras e até uma TV estavam entre o lixo retirado pela equipe. “Nós precisamos chamar a atenção da população quanto a este tipo de prática que é proibida e afeta muito o rio. Temos coleta de lixo diariamente e não é necessário que façam isso. Além de móveis também encontramos muito entulho ao longo das margens”, disse.

A primeira etapa está sendo realizada na praia de Copacabana, em Vilas do Atlântico, e seguirá até o loteamento, Miragem chegando próximo ao manguezal em Buraquinho. Após a conclusão deste trecho, será a vez da limpeza da extensão do rio no trecho de Ipitanga. O trabalho braçal é feito por 20 homens, que cortam as plantas aquáticas. Em seguida, a retroescavadeira completa a ação, retirando todo o material do rio e colocando nas caçambas para serem descartados em local adequado.

O Rio Sapato nasce atrás das dunas da Lagoa do Abaeté, em Salvador, e percorre na capital os bairros de Praia do Flamengo e Stella Maris, para desaguar em Lauro, no bairro de Buraquinho. Ao todo são nove quilômetros de extensão, sete somente em Lauro de Freitas.