Cidade

Fieis contarão com esquema especial para Lavagem do Bonfim; confira

A tradicional Lavagem do Bonfim acontece nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro, na Cidade Baixa, em Salvador. Uma procissão, com todos vestidos de branco, segue da Igreja da Conceição da Praia até a do Bonfim, no alto da Colina Sagrada. Os fieis contarão com um esquema especial de transporte, limpeza e segurança para o festejo. [Leia mais...]

[Fieis contarão com esquema especial para Lavagem do Bonfim; confira ]
Foto : Tácio Moreira / Metropress

Por Camila Tíssia no dia 12 de Janeiro de 2016 ⋅ 10:58

A tradicional Lavagem do Bonfim acontece nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro, na Cidade Baixa, em Salvador. Uma procissão, com todos vestidos de branco, segue da Igreja da Conceição da Praia até a do Bonfim, no alto da Colina Sagrada. Os fieis vão contar com um esquema especial de transporte, limpeza e segurança para o festejo. Confira:

Limpeza
De acordo com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), no dia da festa, serão disponibilizados 372 sanitários químicos distribuídos em pontos estratégicos entre o cortejo. A ação vai contar, também, com aproximadamente 600 profissionais entre agentes de varrição, coleta, lavagem e motoristas de operação para carretas pipa. O esquema será mantido proporcionalmente até segunda-feira (18), quando ocorre a Segunda-Feira Gorda da Ribeira.

Segurança
Mais de 1500 policiais, entre civis, militares e bombeiros vão garantir a segurança na Lavagem. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o secretário Maurício Barbosa participará da procissão, acompanhando o trabalho realizado pelos profissionais responsáveis pelo policiamento.

Ao todo serão 200 patrulhas, 20 postos elevados de observação e quatro bases comunitárias móveis de segurança que estarão distribuídas ao longo do trajeto. Também haverá patrulhamento nas estações de transbordo e de metrô, corredores de tráfego, pontos de ônibus e nas vias de acesso à festa do Bonfim.

A Polícia Civil participará da festa com três postos instalados na Conceição da Praia e no Bonfim, além do reforço no efetivo da 3ª Delegacia Territorial (Dendezeiros) e da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur/Pelourinho). Um carro presídio também estará à disposição para transportar as pessoas detidas na festa, que serão encaminhadas ao Complexo Policial dos Barris. Além do Corpo de Bombeiros, com 127 profissionais e bombeiros do Grupamento Marítimo nas praias da Preguiça, Boa Viagem e Ribeira.

Transporte
Já a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai disponibilizar frota de dias úteis de todas as linhas do sistema de transporte coletivo de Salvador, ou seja, os cerca de 2.700 veículos estarão circulando na cidade. As 19 linhas que atendem à região do evento vão prolongar o horário final de atendimento das 19h para as 23h.
 
Além disso, a Semob vai disponibilizar para os usuários 18 ônibus extras da frota reguladora, para auxílio no retorno à casa após as comemorações. Os veículos estarão disponíveis das 16h às 23h, a partir do Largo do Papagaio, para atender à demanda. 
 
Mudança de itinerário
Ainda por causa das comemorações, o tráfego na região do Bonfim será interditado nesta quinta-feira a partir das 6h, e as linhas que operam no local sofrerão mudanças de itinerário. Dentre os locais por onde passarão as linhas estão o Largo do Tanque, Barros Reis, Sete Portas, Vale de Nazaré, Vale do Canela, Politeama, Joana Angélica e Campo Grande. O itinerário retornará ao normal ao fim dos festejos.
 
Linhas com horário prolongado:

CÓDIGO

LINHA

EMPRESA

1515

Conjunto Pirajá I - Ribeira

Plataforma

1535

Vista Alegre - Ribeira

Plataforma

1662

Base Naval - Ribeira

Plataforma

1638

Fazenda Coutos - Ribeira

Plataforma

1608

Paripe - Ribeira

Plataforma

0201

Ribeira/Bonfim – Campo Grande

Platforma

0216

Ribeira - Lapa

Plataforma

0343

Fazenda Grande do Retiro - Ribeira

Plataforma

0213

Ribeira - Federação

Plataforma

0221

Ribeira – Barbalho/Fazenda Garcia

Plataforma

0218

Ribeira - Pituba

Plataforma

0209

Ribeira/Caminho de Areia - Barroquinha

Plataforma

0220

Ribeira – Sabino Silva

Plataforma

0237

Ribeira – Rio Sena/Alto de Santa Terezinha

Plataforma

0210

Ribeira – Campo Grande

Plataforma

0713

Santa Cruz – Calçada/Bonfim

Salvador Norte

0720

Vale das Pedrinhas – Vila Rui Barbosa

Salvador Norte

1142

Cabula VI – Ribeira R2

OTTrans

1403

Cajazeira 11 - Ribeira

OTTrans

Comentarios

Notícias relacionadas

[Funcionários da Embasa decretam greve]
Cidade

Funcionários da Embasa decretam greve

Por Metro1 no dia 19 de Junho de 2018 ⋅ 10:26 em Cidade

Os empregados estão em campanha salarial e o cruzar de braços é um protesto pela falta de avanço nas negociações do acordo coletivo de trabalho deste ano