Cidade

Carnaval: Banda Habeas Copos abre folia com homenagem aos 25 anos do Projeto Axé

Com seu tradicional desfile que abre todos os anos o Carnaval de Salvador, na sexta-feira que antecede o início da folia, em 2016 a Banda Habeas Copos vai homenagear, no dia 29 de janeiro, o Projeto Axé, pelos 25 anos de ações sociais em prol dos jovens soteropolitanos, além de contar com atrações especiais. A apresentação da banda, que coloca mais de 100 músicos de sopro e percussão nas ruas da Barra, terá o ‘abre alas’ com um belíssimo espetáculo do grupo de dançarinos do Projeto Axé, juntamente com o Cortejo Afro. [Leia mais...]

[Carnaval: Banda Habeas Copos abre folia com homenagem aos 25 anos do Projeto Axé]
Foto : Divulgação / Banda Habeas Copos

Por Stephanie Suerdieck no dia 13 de Janeiro de 2016 ⋅ 19:52

Com seu tradicional desfile que abre todos os anos o Carnaval de Salvador, na sexta-feira que antecede o início da folia na capital baiana, em 2016 a Banda Habeas Copos vai homenagear, no próximo dia 29 de janeiro, o presidente do Projeto Axé em Salvador, Cesare de Florio La Rocca, pelos 25 anos de ações sociais em prol dos jovens soteropolitanos, além de contar com atrações especiais. A apresentação da banda, que coloca mais de 100 músicos de sopro e percussão nas ruas da Barra e cerca de 2.500 foliões no bloco, terá este ano o ‘abre alas’ com um belíssimo espetáculo do grupo de dançarinos do Projeto Axé, juntamente com o Cortejo Afro, que também é fruto do trabalho da entidade.

Para o fundador da banda, Sérgio Bezerra, por trás do projeto Habeas Copos existe uma proposta além do movimento carnavalesco. “Queremos estar sempre na vanguarda e com o foco no resgate e preservação de temas e pessoas importantes para a cultura da Bahia, que nem sempre tem seus valores reconhecidos pela população”, afirmou, ao falar sobre a importância de homenagear e evidenciar o trabalho do Projeto Axé.

A premiação do homenageado será realizada em um coquetel na Cabana da Barra, a partir das 21h, onde os músicos já começam a fazer o ‘esquente’ para sair animando os foliões que lotam as ruas da Barra, na espera de um dos mais tradicionais acontecimentos que antecedem a folia momesca. A partir da meia-noite, uma queima de fogos dará início ao desfile da Banda Habeas Copos, em frente ao Farol da Barra. Os instrumentos de sopro e percussão farão a abertura da folia na capital baiana, com um repertório repleto de marchas e sambas que marcaram os antigos carnavais.

Em sua trajetória de quase 40 anos no Carnaval de Salvador, a Banda Habeas Copos já homenageou nomes como Batatinha, Margareth Menezes, Nizan Guanais, Riachão, Bel Marques, Paulinho Boca de Cantor, o Bairro da Barra, Vovó do Ilê, Armando Sá, Carlinhos Brown, Nelson Rufino, Edil Pacheco, Lícia Fábio, a banda Paroano Sai Milhó e tantos outros.

Circuito Sérgio Bezerra de Carnaval Acústico

Oficializado em 2011, o Circuito Sérgio Bezerra de Carnaval Acústico, este ano será no dia 3 de fevereiro, quando a banda Habeas Copos volta às ruas, juntamente com outras 29 bandas de fanfarra filiadas à Associação Carnavalesca de Entidades de Sopro e Percussão (ACESP), para animar os foliões e rememorar os antigos carnavais. Desde a oficialização, o circuito da Barra ganhou mais um dia de folia, onde turistas e soteropolitanos lotam as ruas do bairro. No ano passado, segundo estimativa da Empresa Salvador Turismo (Saltur), 120 mil pessoas acompanharam o primeiro dos sete dias de festa na capital baiana.

Notícias relacionadas