Cidade

Túnel que liga Cidade Baixa à Cidade Alta recebe novo sistema de iluminação

Novo sistema de iluminação foi instalado no Túnel Américo Simas, uma das principais vias de ligação entre as cidades Alta e Baixa de Salvador. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), é composta por equipamentos modernos e de alta qualidade, com o objetivo de facilitar a vida de motoristas e pedestres que circulam pelo local. [Leia mais...]

[Túnel que liga Cidade Baixa à Cidade Alta recebe novo sistema de iluminação]
Foto : Divulgação / Agecom / Evilânia Sena

Por Jessica Galvão no dia 18 de Janeiro de 2016 ⋅ 18:09

Novo sistema de iluminação foi instalado no Túnel Américo Simas, uma das principais vias de ligação entre as cidades Alta e Baixa de Salvador. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), é composta por equipamentos modernos e de alta qualidade, com o objetivo de facilitar a vida de motoristas e pedestres que circulam pelo local.

Foram implantadas na via 176 novas luminárias em LED e o sistema dispõe ainda de telegestão e monitoramento dos equipamentos. O investimento foi de R$300 mil e, de acordo com o diretor de Iluminação Pública da Semop, Bruno Barral, o novo projeto permite controle total da intensidade e do consumo da iluminação (dimerização), o que representa uma economia entre 50% e 60%, além de gerar ganho na eficiência do serviço de iluminação pública na importante via de acesso.
 
“Com a telegestão, é possível controlar os níveis de iluminação em determinados horários, proporcionando uma redução ainda maior no consumo de energia. Esse sistema também vai monitorar as condições operacionais de cada luminária, permitindo à Diretoria de Iluminação intervir imediatamente após o desligamento delas e, em alguns casos, prevenindo uma possível queima dos equipamentos”, declara.
 
O processo de modernização foi criado no intuito de aumentar a qualidade da iluminação do túnel e suavizar a diferença na luminosidade para motoristas e pedestres que necessitam desse fator para trafegar pelo local. “O túnel precisa ser mais iluminado durante o dia, pois é quando a percepção na diferença da luminosidade externa e interna é maior. Para reduzir essa diferença e trazer uma maior sensação de conforto e segurança para quem vai trafegar pelo local, instalamos um maior número de luminárias na entrada e saída do túnel”, conclui o diretor.

Notícias relacionadas