Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Socioeducadores de quatro unidades das Cases serão demitidos em massa, diz servidor

Cidade

Socioeducadores de quatro unidades das Cases serão demitidos em massa, diz servidor

Um dos trabalhadores relatou ao Metro1 que a diretora da unidade Salvador já comunicou decisão

Socioeducadores de quatro unidades das Cases serão demitidos em massa, diz servidor

Foto: Divulgação/GOVBA

Por: Tailane Muniz no dia 24 de setembro de 2021 às 12:59

Os agentes socioeducadores que atuam nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo (Cases) do CIA, de Salvador, Camaçari e Feira de Santana serão demitidos em massa. A informação é de um dos trabalhadores da unidade da capital, localizada no bairro de Tancredo Neves. Em anonimato, ele disse ao Metro1 que o comunicado foi feito aos servidores na manhã desta sexta-feira (24).

As Cases são unidades de internação para adolescentes que cometeram atos infracionais e funcionam sob a responsabilidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) - que é administrada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Procurada, a pasta negou a informação e afirmou, por meio de nota [veja íntegra abaixo], que mantém "uma relação de diálogo com os trabalhadores".

Funcionário em Salvador há 15 anos, o socioeducador disse ainda que a justificativa foi a renovação do quadro. "Eles vão nos descartar assim, sem mais nem menos, e vão abrir concurso por Reda [Regime Especial de Direito Administrativo]". De acordo com o trabalhador, os servidores que atuam nas Cases são terceirizados pela Fundação José Silveira. A reportagem procurou a instituição, que ainda não retornou o contato.

Conforme o servidor, os quadros de outros setores já foram renovados, também por meio de um Reda. "Não sei o que faremos agora, já com uma idade avançada. É muito difícil para nós, pais e mães de família", lamenta o socioeducador.

Diretor administrativo e financeiro do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores (Sindap), João Dantas confirmou a informação. Ele comentou, contudo, que embora o anúncio já tenha sido feito, o processo seletivo que vai contratar profissionais da categoria ainda não foi publicado no Diário Oficial do Estado - o que é uma regra.

"A Fundac fez um processo seletivo de Reda para o sistema administrativo-curricular, então já iniciou esse chamamento. Agora, entram na segunda fase, que é a dos socioeducadores. De fato, são funcionários que têm mais de 15, 20 anos de Cases". João afirmou ainda que o sindicato aguarda a publicação do processo seletivo para se movimentar de forma contrária.

Confira a íntegra do posicionamentos da SJDHDS

"A Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), vem a público afirmar que são infundados os boatos sobre possível demissão em massa de colaboradores do órgão, denunciada a este veículo de comunicação. A Direção da FUNDAC esclarece ainda que mantém uma relação de diálogo com o Sindicato dos Agentes Disciplinares Penitenciários e Agentes Socioeducadores (SINDAP) e os trabalhadores. Todas as informações oficiais são divulgadas através dos meios de comunicação que a instituição dispõe".