Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Cidade

Artista que imortalizou a praça, Moraes Moreira ganhará estátua ao lado de Castro Alves

Além do monumento, teatro de arena com nome do cantor será inaugurado no local

Artista que imortalizou a praça, Moraes Moreira ganhará estátua ao lado de Castro Alves

Foto: Divulgação

Por: Gabriel Amorim no dia 19 de outubro de 2021 às 09:38

O cantor e poeta Moraes Moreira vai ser homenageado nos próximos meses em Salvador. O artista, que morreu em abril de 2020, vítima de um infarto, vai ganhar uma estátua que será colocada ao lado do monumento de Castro Alves, na praça de mesmo nome. Além do busto, o local vai passar a abrigar um palco de arena que será batizado com o nome Moraes Moreira.

Em entrevista ao Metro1, o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, confirmou a inauguração do novo equipamento. “Trata-se de uma estrutura que foi encontrada durante as obras de requalificação da praça. Como já se tinha esse espaço lá, decidimos retirá-lo e nada mais justo do que dar á este palco o nome de Moraes’, diz Guerreiro. 

Moraes Moreira é autor de enormes sucessos de carnaval, que imortalizaram aquele espaço do centro de Salvador, a exemplo de Chame-Gente (que tem o verso "A praça e o poeta") e a música "Chão da Praça".

Com inauguração prevista para fevereiro de 2022, para que possa receber o público ainda antes de uma possível retomada do Carnaval, a estrutura, encontrada em ruínas, será revitalizada a partir de um projeto  assinado pelo arquiteto Nivaldo Andrade. Já a inauguração da estátua não tem previsão e pode, ou não, acontecer junto com a abertura do novo teatro.