Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cidade

AGU sugere capa verde e amarela para revista IstoÉ em pedido de retratação a Bolsonaro

No documento, a AGU informa que pode adotar medidas judiciais se não tiver resposta no prazo de 7 dias

AGU sugere capa verde e amarela para revista IstoÉ em pedido de retratação a Bolsonaro

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 19 de outubro de 2021 às 17:24

Após uma reportagem de capa da revista IstoÉ, que chama o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de "mercador da morte", a Advocacia-Geral da União (AGU) enviou nesta terça-feira (19) um pedido de resposta e uma sugestão de nova capa a ser publicada pela revista. A informação é do portal Uol. 

Na capa da edição contestada pela AGU, publicada no último dia 15, Bolsonaro é comparado ao ditador nazista Adolf Hitler. Nela, Bolsonaro aparece com a palavra "genocida" escrita acima dos lábios, em alusão ao bigode usado por Hitler. Abaixo da imagem, aparece o texto "As práticas abomináveis do mercador da morte". Nas páginas internas, o título da reportagem é "O arquiteto da tragédia"

Na sugestão da AGU, há três imagens do presidente: abraçando dois jovens, acenando para o público e desfilando em carro aberto, com a faixa presencial, novamente acompanhado de crianças. O título é: "Governo Bolsonaro defendeu a vida, o emprego, a liberdade e a dignidade". 

Por meio de uma notificação extrajudicial, a AGU pede que a IstoÉ publique uma nota de autoria do governo, que lista ações do Executivo no combate à pandemia. No documento, o órgão informa que pode adotar medidas judiciais se não tiver resposta no prazo de 7 dias.