Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Escola de Música da Ufba lamenta morte de Letieres, ex-aluno e professor da instituição

Músico, educador, compositor e arranjador baiano, de 61 anos, faleceu nesta quarta em decorrência da Covid-19

Escola de Música da Ufba lamenta morte de Letieres, ex-aluno e professor da instituição

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Adele Robichez no dia 27 de outubro de 2021 às 18:11

A Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Ufba) lamentou, em nota publicada nesta quarta-feira (27), a morte do maestro baiano Letieres Leite. O músico foi ex-aluno e chegou a ser, também, professor da instituição. 

“É com extremo pesar que recebemos a notícia do falecimento do nosso querido colega, o maestro Letieres Leite, criador da Orquestra Rumpillezz. Letieres faleceu hoje, dia 27 de outubro, aos 61 anos. Aos familiares e amigos, a Escola de Música ratifica os mais profundos sentimentos de pesar pela inestimável perda”.

Letieres cursou, durante três anos, o curso de Artes Plásticas da Ufba, após ser aprovado no vestibular em 1977. Nesse meio tempo, ele fazia estudos de música como autodidata. Depois, pegou disciplinas eletivas de música na mesma instituição.

Quatro anos depois de retornar a Salvador, após o tempo em que morou na Áustria, onde passou pelo Franz Schubert Konservatorium, em Viena, Letieres lecionou no curso de extensão em saxofone na Escola de Música, entre 1988 e 1999. 

O músico, educador, compositor e arranjador Letieres Leite, de 61 anos, morreu nesta quarta em decorrência da Covid-19. Letieres já estava vacinado com as duas doses contra a doença, mas tinha asma severa.