Cidade

Radar de Salvador estava quebrado durante deslizamentos que mataram 15

O radar meteorológico de Salvador usado para alertar sobre riscos das chuvas estava quebrado durante os deslizamentos de terra que provocaram a morte de 15 pessoas em abril.

[Radar de Salvador estava quebrado durante deslizamentos que mataram 15]
Foto : Elói Corrêa/ GOV BA

Por Juliana Almirante no dia 16 de Junho de 2015 ⋅ 12:13

O radar meteorológico de Salvador usado para alertar sobre riscos das chuvas estava quebrado durante os deslizamentos de terra que provocaram a morte de 15 pessoas em abril, segundo reportagem da Folha. O equipamento é operado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Sem o radar os alertas emitidos pelo governo federal só foram baseados nas informações de 24 pluviômetros espalhados na cidade.

A Defesa Civil de Salvador e do governo baiano reconheceram que o alerta do radar poderia ter ajudado a prevenir os acidentes. Já o Cemaden garantiu que os pluviômetros foram suficientes. O equipamento apresentou falhas em março, mas o equipamento só operou em maio. Implantado em 2014, o radar custou R$ 8 milhões.

Comentarios

Notícias relacionadas

[Embarcação pega fogo no mar da Ribeira em Salvador]
Cidade

Embarcação pega fogo no mar da Ribeira em Salvador

Por Metro1 no dia 15 de Julho de 2018 ⋅ 09:30 em Cidade

Testemunhas relataram que a embarcação estava atracada no Saveiro Clube, localizado na Avenida Portos dos Mastros. A Marinha também auxiliou a ação