Cidade

Caminhada reúne grupos culturais no Dique do Tororó neste domingo

Acontece neste domingo (24), a partir das 16h, a Caminhada Raízes da Bahia, no Dique do Tororó. O evento, gratuito, vai reunir manifestações culturais tradicionais da Bahia em desfile, que receberá mais de 1.200 artistas populares de Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo, Sertão e Baixo Sul. Quem estiver presente vai poder acompanhar apresentações de fanfarras, quadrilhas, filarmônicas, grupos de dança e blocos de brincantes que ocuparão as ruas do local. [Leia mais...]

[Caminhada reúne grupos culturais no Dique do Tororó neste domingo]
Foto : Raoni Libório

Por Jessica Galvão no dia 24 de Janeiro de 2016 ⋅ 09:48

Acontece neste domingo (24), a partir das 16h, a Caminhada Raízes da Bahia, no Dique do Tororó. O evento, gratuito, vai reunir manifestações culturais tradicionais da Bahia em desfile, que receberá mais de 1.200 artistas populares de Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo, Sertão e Baixo Sul. Quem estiver presente vai poder acompanhar apresentações de fanfarras, quadrilhas, filarmônicas, grupos de dança e blocos de brincantes que ocuparão as ruas do local.

A partir das 13h, acontece a Feira de Economia Solidária, que vai reunir oito empreendedores em barracas de comercialização de peças de artesanato e alimentos. Às 14h, começa o aulão de dança afro ministrado por Tatiana Campelo, dançarina e professora da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado. 

A caminhada que visa exaltar a pluralidade da cultura de matriz popular, com propósito de revitalizar, fortalecer e difundir as manifestações culturais da capital e do interior do estado, será dividida em cinco alas, separadas por cores. Em quatro delas estarão manifestações como o samba de roda, grupo de mascarados, terno de reis, chegança, entre outros. A quinta e última ala faz alusão ao carnaval tradicional, com a presença, por exemplo, de um grupo de pierrôs e de uma escola de samba de Salvador.

O evento contará ainda com show de encerramento das Ganhadeiras de Itapuã, grupo tradicional que, em 2015, foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira. A programação tem ainda opções gastronômicas da Praça de Food Trucks, com os trucks Coxinha do Gago, Leca Truck, Na Larica, Sertão Truck e Sushi Truck.

Trajeto

Após a concentração, marcada para 14h no Estacionamento Externo (portão EE) da Arena Fonte Nova, o desfile partirá da altura do Acesso Sul do estádio, às 16h. A Caminhada seguirá pela Av. Vasco da Gama no sentido contrário ao fluxo de veículos do Dique do Tororó, que terá trânsito interditado no sentido Lapa durante todo o dia. O público que for assistir ao evento encontrará acesso facilitado via do metrô e, para aqueles que preferirem ir de carro, pela Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô).

Notícias relacionadas