Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 03 de abril de 2024

Cidade

Após manifestações de servidores, secretaria diz não poder arcar com reajustes

Diversas categorias têm se reivindicado revisão de salários e outros direitos trabalhistas

Após manifestações de servidores, secretaria diz não poder arcar com reajustes

Foto: Otávio Santos/Secom

Por: Metro1 no dia 03 de dezembro de 2021 às 08:58

Após uma série de reivindicações trabalhistas de servidores de diversas categorias, ao longo da semana, em Salvador, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge), por meio da assessoria, informa que está "impossibilitada de assumir novos compromissos financeiros".

Em nota enviada ao Metro1, a Semge diz ainda que as negociações com os agentes de endemias, "bem como com as demais categorias", seguem em curso. A prefeitura explica que a impossibilidade de rever salários, por exemplo, se deve também à circunstância sanitária.

"Seja por força da pública e notória situação das finanças municipais decorrentes da pandemia de Covid-19, seja por força das previsões da Lei Complementar 173/2020, do governo federal, vigente até dezembro de 2021".

Em ato realizado na quarta-feira (1º), em frente à Semge, no Centro, os servidores reforçaram as pautas de reivindicação. Entre elas, estão a criação do abono para aposentados, adicional de insalubridade, integralidade de proventos durante licença prêmio, incremento financeiro no programa Bolsa Escola, entre outros.

Eles defendem, prioritariamente, que sejam feitas mudanças na legislação referente ao Estatuto Próprio do Servidor Municipal, que é uma espécie de "CLT de Salvador".