Cidade

Entre Páginas: Maria, João do Rio e a história do mundo

Como anda a sua leitura nesse ano? Janeiro já foi e o tempo passa rápido. O Entre Páginas vai te ajudar a encontrar um livro que te interesse pra dar conta do recado de ler bastante em 2016. [Leia mais...]

[Entre Páginas: Maria, João do Rio e a história do mundo]
Foto : Ilustrativa

Por Nardele Gomes no dia 02 de Janeiro de 1970 ⋅ 00:00

Como anda a sua leitura nesse ano? Janeiro já foi e o tempo passa rápido. O Entre Páginas vai te ajudar a encontrar um livro que te interesse pra dar conta do recado de ler bastante em 2016.
Já falamos desse livro aqui. É “Maria”, de Rodrigo Alvarez. Mas esta semana Mário Kertész conversou com o autor, repórter internacional da Rede Globo que hoje vive em Jerusalém. 
A história do mundo é longa e pra conhecê-la também leva tempo. Mas a escritora e historiadora Emma Marriott resolveu dar uma mãozinha pra quem quer conhecer a história, ainda que bem resumida, em pouco tempo. Ela lançou o livro “A História do Mundo Para Quem Tem Pressa”. O livro é na verdade um guia sintético, mas abrangente, para tudo o que precisamos saber sobre os acontecimentos mais importantes da história, desde as antigas civilizações até o final da Segunda Guerra Mundial e a criação da ONU. Quer esteja interessado no império de Alexandre, o Grande, ou no florescimento da república cartaginesa e sua destruição por Roma; na ascensão dos califados árabes ou na dinastia Tang, da China; na Guerra Civil Norte-Americana ou na emancipação das mulheres, você encontrará os fatos essenciais neste livro. 
E também nesta semana Mário Kertész entrevistou Graziela Betting sobre a “Coleção João do Rio”. João do Rio foi o pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto, um dos autores mais conhecidos – e controversos – do início do século XX no Rio de Janeiro. Cronista prolífico, ele também foi crítico de arte, escreveu romances, ensaios, contos, peças de teatro, conferências sobre dança, moda, costumes, política. Graziela Betting selecionou os textos e fez a apresentação da coleção.

Comentarios

Notícias relacionadas