Cidade

Prefeitura realiza capacitações para agentes do Samu em Lauro de Freitas

Visando uma maior qualificação das equipes, os funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram, na última terça-feira (26), de uma capacitação de Suporte Básico de Vida (Basic Life Support – BLS), através da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) com a Secretaria de Saúde (Sesa). [Leia mais...]

[Prefeitura realiza capacitações para agentes do Samu em Lauro de Freitas ]
Foto : Divulgação

Por Jessica Galvão no dia 28 de Janeiro de 2016 ⋅ 13:40

Visando uma maior qualificação das equipes, os funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram, na última terça-feira (26), de uma capacitação de Suporte Básico de Vida (Basic Life Support – BLS), através da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) com a Secretaria de Saúde (Sesa).

De acordo com o coordenador do Samu, Rogério Vieira, o Núcleo de Educação Permanente Municipal do programa, estabelece um cronograma anual de capacitações, por entender que Lauro de Freitas conta com um cenário diferenciado para o serviço, visto que engloba extensas áreas rurais e de orla, além de duas rodovias estaduais e o aeroporto.

“Eu sempre falo nas capacitações que apesar de nossa cidade ter uma área territorial considerada pequena, contamos com muitas possibilidades de chamados e para isso, essas capacitações aprimoraram os conhecimentos para prestação de socorro, além da questão motivacional dos funcionários, aperfeiçoando cada vez a Política Nacional de Atenção às Urgências em Lauro de Freitas”, salientou Vieira.

O serviço funciona 24 horas, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de característica traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Cerca de 60 funcionários participaram da capacitação BLS, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas, no auditório da Sesa.

“É importante evidenciar que o Samu de Lauro de Freitas vive uma nova realidade, visto que, até janeiro de 2013, haviam ambulâncias precarizadas, sem nenhuma condição de atendimento e logo que assumiu, o prefeito Márcio Paiva buscou de todas as formas dar condições de trabalho e oferecer à população o serviço em sua plenitude. Atualmente contamos com uma unidade avançada com terapia intensiva, uma unidade básica, uma motolância e uma 4 x 4”, completou o coordenador.

Notícias relacionadas

[Imóvel pega fogo em Fazenda Grande 4]
Cidade

Imóvel pega fogo em Fazenda Grande 4

Por Luiza Leão no dia 15 de Agosto de 2018 ⋅ 16:40 em Cidade

Segundo a corporação, não houve vítimas e outras residências próximas não foram atingidas