Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de abril de 2024

Cidade

Salvador tem apenas 3 leitos de UTI disponíveis para crianças com Covid-19

Na enfermaria pediátrica, a ocupação é de 93%

Salvador tem apenas 3 leitos de UTI disponíveis para crianças com Covid-19

Foto: Carol Garcia/GOV-BA

Por: Metro1 no dia 07 de janeiro de 2022 às 08:44

Atualmente, apenas dois hospitais que atendem à rede pública dispõem de leitos infantis para crianças com Covid-19, em Salvador. São eles o Martagão Gesteira e o Instituto Couto Maia. Nesta sexta-feira (7), apenas três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos 20 existentes, estão disponíveis. Na enfermaria, menos ainda, há duas vagas - de um total de 30.

As informações estão disponíveis na Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os leitos do Martagão estão 100% ocupados na enfermaria, e 80% ocupados na UTI. O Couto Maia, por sua vez, está com a taxa da enfermaria em 80%, enquanto as unidades de UTI atingiram a marca de 90%.

Segundo a gestão municipal, os leitos infantis devem ser ampliados na próxima semana. "O secretário Leo Prates tem reunião com o Martagão para articular essa operação. Já determinei a ampliação dos leitos pediátricos no Martagão. Tínhamos 20 vamos pra 30. Três já entram em funcionamento semana que vem. Os outros 7 estamos trabalhando para termos pelo menos mais cinco leitos no Martagão", afirmou Bruno Reis sobre o assunto.