Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

De portas fechadas, Igreja do Bonfim recebe visita de fiéis mesmo sem Lavagem

Cidade

De portas fechadas, Igreja do Bonfim recebe visita de fiéis mesmo sem Lavagem

A tradicional procissão não acontece pelo segundo ano consecutivo; caminha ganhou versão virtual

De portas fechadas, Igreja do Bonfim recebe visita de fiéis mesmo sem Lavagem

Foto: Leitor Metro1

Por: Metro1 no dia 13 de janeiro de 2022 às 08:19

Como toda manifestação nata da espontaneidade do povo, a Lavagem do Bonfim estabeleceu-se no calendário, imaginário e coração dos baianos. O ato simbólico resistiu a quase três séculos de repressão até reunir milhares dos que têm fé tanto nos santos quanto nos orixás. Nesta quinta-feira (13), mesmo com as portas fechadas, a Basílica do Santuário do Senhor do Bonfim recebe visitas dos fiéis desde as primeiras horas da manhã.

Os visitantes nesta quinta, vestidos de branco como sempre, chegam à Colina Sagrada motivados pelo desejo de agradecer, explica o retor da igreja, padre Edson Menezes, reforçando a importância de não aglomerar. "As pessoas chegam, rezam e retornam", diz. A realização da lavagem foi suspensa pelo segundo ano consecutivo em decorrência da alta de infecções por Covid-19. 

A Basílica decidiu, então, promover a 'Caminhada Virtual do Bonfim', cuja ideia é que os devotos possam celebrar o dia do Senhor do Bonfim, no domingo (16), realizando caminhadas de qualquer lugar. Para participar da caminhada virtual, a Basílica pede que o devoto adquira o ingresso solidário, no valor de R$ 33, com direito à camisa do projeto Bom Samaritano. O valor dos ingressos também será destinado ao projeto.

A fiscalização, nesta quinta-feira, é realizada por equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Guarda Civil Municipal (GCM). A Polícia Militar também acompanha a movimentação.