Terça-feira, 17 de maio de 2022

Cidade

Diretor responsável pelo Enem pede demissão do Inep

Anderson Soares Furtado Oliveira estava no cargo há 8 meses

Diretor responsável pelo Enem pede demissão do Inep

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 25 de janeiro de 2022 às 09:42

O diretor responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Anderson Soares Furtado Oliveira pediu demissão do cargo. Ele estava há oito meses à frente da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A diretoria é a responsável pelo exame. As informações são de O Globo.

Em seu pedido de demissão, Oliveira argumentou que o motivo de sua saída é "exclusivamente de ordem pessoal", mas afirmou que seu compromisso no cargo foi assegurar "robustez técnica aos trabalhos". No ano passado, após relatos de interferência nas questões do Enem, o diretor se colocou em defesa da autonomia dos servidores.

"Declaro que meu compromisso à frente dessa diretoria foi de assegurar a robustez técnica dos trabalhos, bem como me dedicar para garantir o direito a educação de qualidade, equitava e inclusiva, consequentemente, produzir o impacto social. Além de trabalhar para o fortalecimento instucional que só pôde ser garantido por meio da qualidade técnica dos servidores e colaboradores envolvidos", diz Oliveira no documento.

Diretor responsável pelo Enem pede demissão do Inep - Metro 1