Cidade

Iemanjá: confira programação completa e operações especiais desta terça

A festa de Iemanjá, celebrada nesta terça-feira (2), no Rio Vermelho, contará com apresentações musicais, além de uma operação especial de segurança, saúde e trânsito. As homenagens foram iniciadas às 5h, com a chegada dos presentes de Iemanjá, com alvorada e abertura de Colônia de Pescadores. [Leia mais...]

[Iemanjá: confira programação completa e operações especiais desta terça]
Foto : Nardele Gomes/ Metropress

Por Paloma Andrade no dia 02 de Fevereiro de 2016 ⋅ 08:12

A festa de Iemanjá, celebrada nesta terça-feira (2), no Rio Vermelho, contará com apresentações musicais, além de uma operação especial de segurança, saúde e trânsito. As homenagens foram iniciadas às 5h, com a chegada dos presentes de Iemanjá, com alvorada e abertura de Colônia de Pescadores. A entrega dos presentes vai ocorrer até às 15h30. Logo em seguida terá o cotejo para entrega dos balaios, onde participarão 200 embarcações.
 
A partir das 14h vão ser iniciadas as atrações musicais. O primeiro a subir no palco montado no mirante do Rio Vermelho será o cantor Carlinhos Brown, que estará acompanhado da Bateria Sustentável. Às 19h, o roqueiro Márcio Mello fará sua apresentação no espaço Toca Raul, próximo à Igreja de Santana. 

Confira a programação da festa de Iemanjá:

1h / 1h30 - Entrega do presente de Oxum (Dique do Tororó)
5h - Chegada do presente de Yemanjá, com alvorada e abertura da casa
5h às 15h30 - Recepção dos presentes da Colônia de Pescadores
6h às 7h - Participação do Governador Rui Costa
14h às 15h30 - Cortejo da Bateria Sustentável de Carlinhos Brown, com 100 percussionistas
15h30 - Participação do prefeito ACM Neto, na saída dos presentes
15h30 -  Cortejo para a entrega dos presentes - entre 150 e 200 embarcações farão a entrega
17h30 - Fechamento da casa


Fiscalização

A Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) fará, durante a festa de Iemanjá, rondas a fim de combater o trabalho infantil, além de realizar triagem de pessoas em situação de rua. A fiscalização será feita por equipes formadas por técnicos, ficais e educadores. 


Segurança

A Guarda Municipal também irá realizar uma operação. Vão ser 124 servidores e 75 fiscais que que também vão ter apoio da Guarda e da Polícia Militar. 


No Mar

Cerca de 15 agentes da Salvamar estão em postos fixos. A entrega de presentes à Iemanjá será acompanhada pelos salva-vidas em um bote e uma moto aquática. 


Saúde

O posto médico da Barra vai estar em funcionamento durante o período das homenagens, segundo informou a Secretaria de Saúde (SMS). 
 

Limpeza

São 225 sanitários químicos disponibilizados no bairro do Rio Vermelho para atender a população. A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) limpará a região da festa, com a varrição, coleta e lavagem de vias, logradouros e instalações. 
 

Trânsito 

Como já foi sinalizado, o bairro do Rio Vermelho vai contar com alterações no tráfego devido a festa. Algumas ruas vão ter trechos bloqueados. Em todos os casos, será permitido o acesso do morador, mediante comprovação de endereço. 


Transporte

Para atender a população que vai curtir as atrações musicais, a Secretaria de Mobilidade (Semob) irá estender o horário de operação de 13 linhas, até 1h desta quarta-feira (3). 
 

Confira as linhas que vão ter funcionamento prolongado:  

Conj. Pirajá I - Pituba; Faz. Coutos - Pituba; A. de Santa Terezinha / Rio Sena - Pituba; Alto do Cabrito /B.V.Lobato - Pituba; Vale dos Rios / Stiep R3; Nordeste - Ribeira; Nordeste - Joanes / Lobato; Barbalho - Iguatemi; Santa Mônica - Pituba; N. Brasília/Jd. N. Esperança / 7 de Abril - Barra; Sussuarana - Barra R2; Cabula VI - Pituba; Mata Escura - Pituba; Estação Pirajá - Barra 3, também terá seu funcionamento prolongado até as 23h30.

Confira galeria abaixo: 

Notícias relacionadas

[Morre Makota Valdina, aos 75 anos]
Cidade

Morre Makota Valdina, aos 75 anos

Por James Martins no dia 19 de Março de 2019 ⋅ 07:55 em Cidade

Porta-voz das religiões de matriz africana, ela lançou em 2013 a autobiografia "Meu Caminhar, Meu Viver"