Cidade

Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas é inaugurado nesta quarta-feira

Foi inaugurado nesta quarta-feira (3), o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE), o primeiro a ser implantado no Brasil. Com investimento de mais de R$ 800 mil, o centro está preparado para receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente. [Leia mais...]

[Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas é inaugurado nesta quarta-feira]
Foto : Alberto Coutinho/GOVBA

Por Jessica Galvão no dia 03 de Fevereiro de 2016 ⋅ 13:53

Foi inaugurado nesta quarta-feira (3), o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE), o primeiro a ser implantado no Brasil. Com investimento de mais de R$ 800 mil, o centro está preparado para receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente. 

Durante a inauguração, médicos, enfermeiros, auxiliares e corpo administrativo realizaram uma simulação de atendimento em caso de desastre de grandes proporções. Eles demonstraram como o estacionamento se transforma, em poucos minutos, em mais um núcleo de atendimento do hospital.

Para o secretário da Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas, a capacidade de atendimento ao grande número de pessoas simultaneamente é importante para um estado com as características da Bahia, que abre nesta quarta-feira o Carnaval, maior festa a céu aberto do planeta.

“A Bahia recebe centenas de milhares de pessoas a mais, que se aglomeram em pequenos espaços, o que expõe e torna possível um acidente com múltiplas vítimas simultâneas. Algo que afetaria até dez pessoas, aqui pode vitimar centenas. Por isso é importante que Salvador tenha espaço para o atendimento de múltiplas vítimas”, afirmou o secretário. 

O estacionamento coberto já é equipado com toda a infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características de uma emergência hospitalar. As vítimas chegam, passam por uma triagem e são encaminhadas rapidamente para as áreas verde, amarela e vermelha, identificadas e adequadas à gravidade dos ferimentos. Os familiares também são recebidos por uma equipe de assistentes sociais. 

Comentarios

Notícias relacionadas