Cidade

Postos de testagem fazem detecção de HIV, sífilis e hepatites no Carnaval

Dois postos montados para a realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais foram abertos nesta sexta-feira (5) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Uma das unidades fica na Avenida Centenário e a outra na Avenida Adhemar de Barros. Os postos vão funcionar até o último dia de carnaval, sempre das 17h à 1h da madrugada. [Leia mais...]

[Postos de testagem fazem detecção de HIV, sífilis e hepatites no Carnaval ]
Foto : Divulgação / Sesab

Por Stephanie Suerdieck no dia 05 de Fevereiro de 2016 ⋅ 19:09

Dois postos montados para a realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais foram abertos nesta sexta-feira (5) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Uma das unidades fica na Avenida Centenário e a outra na Avenida Adhemar de Barros. Os postos vão funcionar até o último dia de carnaval, sempre das 17h à 1h da madrugada. Além dos testes, estão sendo distribuídos preservativos masculinos e femininos e material informativo sobre DST/Aids. "Acreditamos que essa é uma ação fundamental no carnaval para chamar a atenção de todos para que tenham relações de forma segura", afirmou Vilas-Boas.

A coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Nilda Ivo, explica que o teste é feito com uma gota de sangue e o resultado sai em 20 minutos. "Fazemos os testes e damos o aconselhamento. Em caso positivo, a pessoa atendida já sai com a consulta agendada. Sendo negativo, reforçamos a importância da prevenção", disse Nilda Ivo. A expectativa da Sesab é a realização diária de 300 testes, nos dois postos.

Notícias relacionadas

[Imóvel pega fogo em Fazenda Grande 4]
Cidade

Imóvel pega fogo em Fazenda Grande 4

Por Luiza Leão no dia 15 de Agosto de 2018 ⋅ 16:40 em Cidade

Segundo a corporação, não houve vítimas e outras residências próximas não foram atingidas