Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Previdência Estadual estende prazo da prova de vida de beneficiários convocados em abril

Cidade

Previdência Estadual estende prazo da prova de vida de beneficiários convocados em abril

Nova data limite para aposentados e pensionistas convocados é 10 de maio

Previdência Estadual estende prazo da prova de vida de beneficiários convocados em abril

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Por: Metro1 no dia 03 de maio de 2022 às 18:45

O governo da Bahia prorrogou para 10 de maio a data limite para que os aposentados e pensionistas convocados para fazer a prova de vida em abril possam executar o procedimento sem correr o risco de sofrer impacto no recebimento dos seus proventos. A expectativa da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) é de que a ampliação do período evite o bloqueio do pagamento de 3.517 beneficiários que não compareceram dentro do prazo inicialmente previsto para o final do mês de abril.  

Em paralelo, a Suprev acaba de convocar outros 12.276 beneficiários estaduais para realizar a prova de vida ao longo do mês de maio. O cronograma definido pelo órgão segue o mês de aniversário do aposentado ou do ex-servidor falecido que gerou a pensão previdenciária, e é este período que deve ser seguido para evitar bloqueios. 

Até o momento, 310 aposentados e pensonistas convocados do mês de janeiro e 1087 de fevereiro estão com seus benefícios bloqueados porque ainda não compareceram para realizar o procedimento. Além disso, o estado aguarda ainda a prova de vida de outros 2232 retardatários do mês de março. 

Modalidades 

A Suprev está oferecendo este ano três modalidades de realização da prova de vida: por aplicativo, presencialmente nos postos da Rede SAC, e por vídeoatendimento. Disponível até agora apenas para os beneficiários do Poder Executivo Estadual que estão dentro do prazo, a Prova de Vida Digital pode ser feita de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Para tanto, é preciso baixar o aplicativo e abrir uma conta no GOV.BR. No YouTube da Saeb, os usuários encontram um vídeo com o passo a passo completo para o procedimento.

Já os serviços por vídeoatendimento e presencial estão disponíveis para todos os convocados, incluindo retardatários. Em ambos os casos, os beneficiários fazem o agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (só para  Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular). Mais informações podem ser obtidas no Portal do Servidor.