Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Após dois anos, Feira Agroecológica da Ufba retoma atividades nesta sexta-feira

Cidade

Após dois anos, Feira Agroecológica da Ufba retoma atividades nesta sexta-feira

Desde fevereiro de 2016, ela funcionava ininterruptamente no campus de Ondina, sempre das 7h às 13h

Após dois anos, Feira Agroecológica da Ufba retoma atividades nesta sexta-feira

Foto: Reprodução/ Facebook

Por: Metro1 no dia 04 de maio de 2022 às 13:08

A Feira Agroecológica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) voltará a ser realizada na manhã desta sexta-feira (6), a partir das 7h, na Praça das Artes do campus de Ondina. A Feira teve sua primeira edição em fevereiro de 2016, funcionando ininterruptamente, sempre das 7h às 13h, mas parou em março de 2020, quando as atividades presenciais da universidade foram suspensas, por causa da pandemia do coronavírus.

A feira vende alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos. Ela está ligada a um Componente Curricular e a uma Ação Curricular em Comunidade e Sociedade, coordenada pela professora Josanidia Santana Lima, que leciona Agroecologia. "Não é um simples local de comercialização, mas sim o elo final de uma cadeia mais ampla de compromissos assumidos com estudantes, a academia como um todo, agricultores e consumidores”, explica a professora. A Agroecologia compreende fundamentos que norteiam a produção de alimentos baseada na sustentabilidade ecológica, social e econômica.

Segundo a Ufba, o projeto teve início com seis alunos inscritos e nos anos seguintes foi tomando proporções maiores, chegando a registrar 60 estudantes matriculados e a participação de projetos de outros docentes. Neste retorno, conta com a participação de 45 estudantes. Em especial, estes jovens se interessam pela convivência, troca de saberes e oportunidade de vivenciar o alimento em todas as suas etapas de produção, até chegar ao consumidor final.

Na feira, a comercialização dos alimentos saudáveis e produtos agroecológicos, que é feita diretamente pelos produtores, é acompanhada por atividades diversas, com a participação de professores, estudantes, agricultores  e consumidores, como o bate papo agroecológico, a prática da yoga, meditação, oficinas de alimentos, práticas integrativas e complementares de saúde, e o momento cultural, com música ao vivo, que atrai diversos artistas.