Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Chuva provoca deslizamento de terra no Matatu e Codesal isola área

Deslizamento aconteceu na madrugada desta quarta-feira (11) e não deixou feridos

Chuva provoca deslizamento de terra no Matatu e Codesal isola área

Foto: Divulgação/Codesal

Por: Metro1 no dia 11 de maio de 2022 às 12:33

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, nesta quarta-feira (11), vistoria na 3ª Ladeira de Santa Rita, no bairro do Matatu de Brotas, região onde aconteceu um deslizamento. A terra cedeu nessa madrugada e acabou atingindo dois imóveis. Duas famílias dormiam nas casas no momento do acidente, mas não houve feridos. 

A Codesal informou que o deslizamento aconteceu em um dos lados da pista da 3ª Ladeira de Santa Rita, que fica em encosta que dá para a rua Cônego Pereira. Parte da pista que cedeu e a via foi isolada.

Segundo a Codesal, orgãos e secretarias do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil já foram mobilizados e a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) está no local construindo um camaleão emergencial para proteger o talude que suporta a pista. Após a instalação, será colocada no local lona de proteção. 

Até às 11h desta quarta-feira (11), a Codesal recebeu 57 solicitaçãoes. Seis delas foram ameaças de desabamento, duas ameaças de desabamento de muro, sete ameaças de deslizamento, duas árvores ameaçando cair, uma árvore caída, uma avaliação de área, 15 avaliações de imóveis alagados, 15 deslizamentos de terra, seis infiltrações, seis orientações técnicas e uma pista rompida.

Os maiores acumulados de chuvas das últimas 12h foram registrados em Sete de Abril (48,4mm), Pirajá (46,4mm), São Marcos - Baixa de Sana Rita (45,4mm), CAB (42,1mm) e Sussuarana (41,8mm). A previsão para esta quarta-feira (11) é de chuva fraca e isolada a qualquer momento, mas a massa de ar quente e seco que está causando a chuva não deve chegar até a quinta-feira (12).