Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Após anúncio de greve, prefeitura diz que se esforça para conceder reajuste a professores

Administração da cidade afirmou que não há possibilidade de aceitar pedido de reajuste salarial, por já utilizar 100% dos recursos disponíveis

Após anúncio de greve, prefeitura diz que se esforça para conceder reajuste a professores

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 18 de maio de 2022 às 18:38

Após o anúncio de greve geral feito pelos professores da rede municipal, a Prefeitura de Salvador afirmou que não há a possibilidade de aceitar o pedido de reajuste no piso salarial da categoria, por já utilizar 100% dos recursos disponíveis para o município. Diante disso, a administração pediu a compreensão da classe e ressaltou que tem se esforçado para chegar a um acordo.

Os docentes vão entrar em greve geral a partir desta quinta-feira (19), em reivindicação pelo aumento de 33,24% no piso salarial. Em Assembleia Geral na segunda-feira (16), os educadores recusaram a proposta da prefeitura para reajuste salarial de 6% e duas referências para julho e setembro.

"Atualmente, a folha do Magistério municipal já consome mais de 100% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além disso, a Prefeitura não só já cumpre o piso salarial da categoria, conforme decisão do Superior Tribunal Federal (STF), mas também assegura uma das melhores remunerações do Brasil para os professores da rede pública", diz a nota da Prefeitura.

Diante da decisão, o município lamentou o "incalculável prejuízo para as crianças que dependem da rede municipal de ensino e que, mais do que nunca, precisam recuperar o tempo que a pandemia lhes tirou", acrescentando que os alunos ficaram "quase dois anos praticamente sem aula".

"Como decorre da lei, o movimento grevista expõe os professores aos inevitáveis descontos em seus contracheques pelos dias não trabalhados. Por isso, a Prefeitura mantém a postura de negociação, aguardando a sensibilidade da categoria para resolver a situação com serenidade", finalizou o comunicado.