Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Cidade

Com desabastecimento de contraste, paciente enfrenta dificuldades no tratamento de câncer

Ministério da Saúde aponta escassez global da substância utilizada em exames de imagem

Com desabastecimento de contraste, paciente enfrenta dificuldades no tratamento de câncer

Foto: Reprodução/EPTV Campinas

Por: Mariana Bamberg no dia 03 de agosto de 2022 às 10:49

Além da batalha contra o câncer, o aposentado Cláudio Antônio Lemos, de 70 anos, enfrenta agora dificuldades para conseguir marcar um exame de acompanhamento do tratamento. Atendido pelo Hospital Aristides Maltez, o idoso está há 30 dias tentando agendar o procedimento, mas não consegue por falta de um item essencial: o contraste. 

“Ligo todos os dias para o hospital, onde sou muito bem atendido. Pergunto se tem contraste, mas sou informado que é um problema a entrega do Sus. Além de mim, vários outros pacientes estão passando por isso, pacientes que vêm do interior, não conseguem fazer o exame e voltam para casa”, conta o aposentado. 

Cláudio explica que precisa fazer o exame para apresentar ao seu médico na próxima consulta de acompanhamento da evolução da doença. O encontro está marcado para esse mês de agosto e, desde junho, o idoso poderia realizar o procedimento, mas não consegue agendar. 

Procurado pelo Metro1, o Hospital Aristides Maltez, uma das principais instituições especializadas no tratamento de câncer, informou que o aparelho responsável pela realização do exame está funcionando plenamente. De acordo com o hospital, o problema é uma escassez do contraste no mercado. 

A substância é utilizada no exame de tomografia. Ela realça e destaca diferentes partes do corpo, o que possibilita uma melhor interpretação da imagem e permite um diagnóstico mais assertivo. De acordo com o hospital, ao menos oito estados e o Distrito Federal relataram falta ou racionamento da substância. Entre eles, está a Bahia. 

O Ministério da Saúde reconhece o desabastecimento no mercado e informou que, em conjunto com as sociedades médicas brasileiras, está orientando a racionalização do uso do contraste para exames e procedimentos médicos até que o fornecimento seja normalizado. 
 
“A fim de minimizar os danos relacionados à falta do produto, a pasta recomenda otimizar o uso, priorizando procedimentos em pacientes de maior risco e em condições clínicas de urgência e emergência”, diz nota do ministério.
 
De acordo com a pasta, a escassez de meios de contraste ocorre de forma global devido à interrupção nas cadeias de produção e distribuição do insumo, como consequência dos efeitos causados pela pandemia da Covid-19.