Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Romaria de Bom Jesus da Lapa será reconhecida como patrimônio imaterial

Bahia

Romaria de Bom Jesus da Lapa será reconhecida como patrimônio imaterial

Com expectativa de receber um público de 600 mil pessoas, a comemoração já começou e vai até sabádo (6)

Romaria de Bom Jesus da Lapa será reconhecida como patrimônio imaterial

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 04 de agosto de 2022 às 08:17

Em sua 331ª edição, a Romaria de Bom Jesus da Lapa será reconhecida, nesta quinta-feira (4), como patrimônio imaterial da Bahia na 6ª reunião ordinária do ano da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural (CPHAAN), do Conselho Estadual de Cultura (CEC). A sessão acontecerá no auditório da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa. 
 
Após dois anos sem comemoração, a tradicional romaria já começou e vai até sábado (6). Nesta edição, deve ser festejado também o reconhecimento da manifestação cultural como patrimônio imaterial da Bahia. A expectativa é reunir um público estimado em 600 mil pessoas, mesmo número da última edição presencial em 2019. 
 
Em 2017, o governo estadual começou o processo para reconhecimento da romaria. Cinco anos depois, o registro especial foi concluído pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e aguarda agora a relatoria da conselheira Evanice Lopes e a Câmara de Patrimônio da Bahia emitir parecer final e aprovar a consagração. O texto depois vai seguir para homologação do governador e publicação no Diário Oficial. 

A Bahia já tem 26 registros definitivos de patrimônio imaterial. O ofícios das Baianas de Acarajé e dos Vaqueiros, e o Carnaval de Maragogipe são alguns deles.