Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Salão Nobre da Ufba é restaurado e será entregue no dia 13 de agosto

Cidade

Salão Nobre da Ufba é restaurado e será entregue no dia 13 de agosto

Reinauguração acontecerá durante cerimônia de encerramento do reitor João Carlos Salles

Salão Nobre da Ufba é restaurado e será entregue no dia 13 de agosto

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 06 de agosto de 2022 às 13:12


O Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) será entregue à comunidade universitária no dia 13 de agosto, às 10 horas, com a realização da cerimônia de encerramento da gestão do reitor João Carlos Salles (2014-22). Um dia antes, reitores de todo o país reúnem-se na Biblioteca de Saúde UFBA, que será sede da plenária do Conselho da Andifes, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

“O Salão Nobre é central na vida da Universidade, e a sua importância extraordinária se deve ao fato de ser o lugar das formaturas, dos atos políticos, de grandes seminários, de abertura e realização de eventos científicos e de grandes palestras. É um dos centros fundamentais da UFBA, talvez o que tenha mais contato com a sociedade, lugar de visibilidade e expressão de nossa pesquisa, nosso ensino e sobretudo nossa extensão”, define o reitor João Carlos Salles.

Os dois eventos serão a culminação de uma agenda de atividades que inclui inaugurações, outorgas de títulos honoríficos, posses de diretores(as) e visita a cada um dos órgãos da Administração Central iniciada em 1º de agosto. De acordo com a gestão da universidade, programação encerra, simbolicamente, "uma administração marcada pela capacidade de diálogo e por avanços em diversos indicadores, mas também pela projeção nacional assumida pela UFBA na resistência aos severos ataques à universidade brasileira nos últimos anos".

A programação artística terá as participações dos músicos e servidores da UFBA Fred Dantas, Iuri Passos, Mario Ulloa e Nestorlina e Teca Gondim, além do Madrigal e da Orquestra Sinfônica da UFBA, ambos sob a regência do maestro José Maurício Brandão. Os programas de cada intervenção serão divulgados ao longo da semana que antecede o evento.