Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Prefeitura confirma primeiro caso infantil de varíola dos macacos

Saúde

Prefeitura confirma primeiro caso infantil de varíola dos macacos

Bahia já soma 13 casos diagnosticados em Salvador e outros seis no interior do estado

Prefeitura confirma primeiro caso infantil de varíola dos macacos

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 08 de agosto de 2022 às 12:48

A Prefeitura de Salvador confirmou, na manhã desta segunda-feira (8), o primeiro caso infantil de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. O paciente é uma criança de 2 anos, que tem o quadro estável e não apresenta complicações da doença.

De acordo com o prefeito Bruno Reis, a criança já está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O gestor municipal informou ainda que este é um dos 13 casos já diagnosticados na cidade e divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no boletim epidemiológico do último sábado (6). 

"Sempre que surge um caso, ele passa por um monitoramento permanente. Semana passada nós lançamos um protocolo, com uma série de orientações de como prevenir e depois, caso seja infectado, que providências tomar. Inclusive, temos unidades preparadas especificamente para esse tipo de atendimento", afirmou o prefeito Bruno Reis.

Além dos 13 casos diagnosticados em Salvador, outros seis foram confirmados no interior do estado: dois em Santo Antônio de Jesus, um em Cairú, um em Conceição do Jacuípe, um em Ilhéus e um em Mutuípe. Outras 98 notificações de suspeita estão sendo monitoradas pela pasta.