Cidade

Posto de saúde reformado no Barbalho é reinaugurado nesta terça-feira

O Centro de Saúde Péricles Esteves Cardoso foi reinaugurado nesta terça-feira (23), no bairro do Barbalho, após requalificação da Prefeitura. A unidade terá capacidade de atender cerca de 30 mil pessoas da localidade e adjacências, ofertando todos os serviços de atenção básica nas especialidades de clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, odontologia e nutrição, incluindo a oferta de dispensação de medicamentos, realização de curativos e coleta de exames laboratoriais. [Leia mais...]

[Posto de saúde reformado no Barbalho é reinaugurado nesta terça-feira]
Foto : Max-Haack/Agecom

Por Jessica Galvão no dia 23 de Fevereiro de 2016 ⋅ 14:34

O Centro de Saúde Péricles Esteves Cardoso foi reinaugurado nesta terça-feira (23), no bairro do Barbalho, após requalificação da Prefeitura. A unidade terá capacidade de atender cerca de 30 mil pessoas da localidade e adjacências, ofertando todos os serviços de atenção básica nas especialidades de clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, odontologia e nutrição, incluindo a oferta de dispensação de medicamentos, realização de curativos e coleta de exames laboratoriais.

"Essa unidade foi inaugurada em 1999 e desde então não passou por nenhum tipo de investimento estrutural de recuperação ou de adequação física para que as pessoas pudessem ser atendias. O prédio estava comprometido por infiltrações, a área física não tinha um fluxo ideal que atrapalhava, inclusive, o serviço de imunização, impossibilitando que todas as vacinas fossem aplicadas na unidade exatamente por conta dessa dificuldade. Hoje, entregamos esse importante dispositivo com equipes completas compostas por médico clínico, pediatra e atendendo uma das solicitações da comunidade que era ter mais um ginecologista", explicou o secretário municipal da pasta, José Antônio Rodrigues Alves.

Na ocasião, o prefeito ACM Neto falou sobre os avanços alcançados pela atual gestão com a entrega de 122 unidades em pouco mais de três anos. "Quando assumi a Prefeitura em 2013, Salvador ostentava um recorde negativo e lamentável de ser entre todas as capitais do Brasil a última colocada em atenção básica. Tínhamos aproximadamente 18% da população soteropolitana assistida pelos serviços básicos de saúde. Hoje, três anos depois do trabalho iniciado, Salvador já supera a casa de 50% da população coberta pela atenção básica", explicou, afirmando ainda que até o final do ano o município terá triplicado a oferta de atendimentos no setor primário da saúde.

Ainda na solenidade, o Neto aproveitou para reafirmar os esforços da administração para manter o equilíbrio financeiro sem prejudicar o andamentos das importantes obras de intervenção e a prestação dos serviços públicos. "Sempre tive a consciência que o maior dever de um prefeito é cuidar da vida das pessoas. Foi por isso que jamais deixei faltar recursos para saúde e na hora de organizar o orçamento deste ano, seguindo com o maior volume de obras que essa cidade já viu, a gente pôde continuar prestando os serviços e pagando em dia todas as nossas obrigações, mesmo não recebendo os repasses de recursos federais", disse.

Notícias relacionadas