Cidade

22 praias estão impróprias para banho neste final de semana, alerta Inema

Com o fim de semana chegando, o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inema) alerta a população para as praias impróprias para banho em Salvador. [Leia mais...]

[ 22 praias estão impróprias para banho neste final de semana, alerta Inema ]
Foto : Divulgação

Por Matheus Morais no dia 19 de Junho de 2015 ⋅ 17:11

Com o fim de semana chegando, o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inema) alerta a população para as praias impróprias para banho em Salvador. Segundo o órgão, as praias de São Tomé de Paripe (em frente à casa Vila Maria), Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (situada em frente à barraca do Valença), Bogari (em frente ao Colégio da PM, antigo Colégio João Florêncio Gomes,Pedra Furada (rua Rio Negro, em frente à ladeira que dá acesso à praia), Marina Contorno (entre a Marina e o Restaurante do Amado), Ondina (em frente à Rua Ademar de Barros e próximo ao Morro da Sereia em frente ao Ed. Maria José), Rio Vermelho (em frente à igreja Nossa Senhora de Santana e próximo a Companhia da PM/Rio Vermelho), Amaralina (em frente à Escola Cupertino de Lacerda e em frente à rua do Balneário), Pituba (atrás da Praça e em frente à escada de acesso à praia), Armação (em frente ao clube Inter Pass- Jardim de Alah), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (atrás da antiga fábrica da Brahma e em frente ao posto Salva Vidas Patamares),Piatã (em frente ao Posto Salva Vidas), Itapuã (em frente à Sereia de Itapuã), Vilas do Atlântico (trecho situado entre a Praia de Paquetá e Leblon) e Buraquinho (a cerca de 200 m da foz do rio Joanes) estão impróprias. 

O Inema alerta ainda que a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, segundo o Inema, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Comentarios

Notícias relacionadas

[Embarcação pega fogo no mar da Ribeira em Salvador]
Cidade

Embarcação pega fogo no mar da Ribeira em Salvador

Por Metro1 no dia 15 de Julho de 2018 ⋅ 09:30 em Cidade

Testemunhas relataram que a embarcação estava atracada no Saveiro Clube, localizado na Avenida Portos dos Mastros. A Marinha também auxiliou a ação