Cidade

Obras da Concha Acústica entram em fase final; previsão é até final de março

De acordo com o Governo do Estado, o novo espaço oferece mais conforto e segurança. Já foram construídos os camarotes, camarins, espaços para lanchonetes, a bilheteria e ainda um edifício garagem - com cinco pavimentos e 320 vagas. A estrutura da passarela, que fica sobre o palco, também já está pronta. Em entrevista à Rádio Metrópole, em dezembro do ano passado, o governador Rui Costa havia garantido que a requalificação seria concluída em março de 2016. [Leia mais...]

[Obras da Concha Acústica entram em fase final; previsão é até final de março]
Foto : Elói Corrêa/GOVBA

Por Camila Tíssia no dia 12 de Março de 2016 ⋅ 13:44

Em obras desde dezembro de 2013, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), palco de apresentações marcantes de música, teatro e dança, em Salvador, deve ser entregue em breve para a população. De acordo com o Governo do Estado, o novo espaço oferece mais conforto e segurança. Já foram construídos os camarotes, camarins, espaços para lanchonetes, a bilheteria e ainda um edifício garagem - com cinco pavimentos e 320 vagas. A estrutura da passarela, que fica sobre o palco, também já está pronta. Em entrevista à Rádio Metrópole, em dezembro do ano passado, o governador Rui Costa havia garantido que a requalificação seria concluída em março de 2016.

De acordo com o gerente da obra, Carlos Maurício Alves, houve um cuidado para "não ter nenhum tipo de fissura, recalque ou abatimento no  prédio [do TCA]”. “A principal característica dessa obra é a preocupação com a parte ‘verde’, [...] o telhado verde, utilização de reservatório de reuso para irrigação e preservação de vegetação nativa. Ou seja, criar situações mais econômicas para ter menos desgaste ambiental”.

O investimento foi de R$ 80 milhões viabilizados pelo Governo do Estado para essas intervenções. E ainda segundo Rui Costa, a reinauguração será marcada por uma programação de 3 dias, para celebrar o retorno das atividades culturais. Entre as atrações confirmadas estão, Caetano Veloso, Gilberto Gil, e os Novos Baianos. A participação do grupo foi anunciada pelo músico Moraes Moreira, em suas redes sociais.

Na última sexta-feira (11), quem esteve no canteiro de obras foi Margareth Menezes e falou sobre sua relação com o equipamento cultural. “Me sinto bem à vontade para dizer que aqui é como se fosse a minha casa. O primeiro festival que participei, ainda quando era estudante, foi aqui. Já fui homenageada por ter sido a artista que mais se apresentou na Concha Acústica. Fico muito feliz por isso e também por ver a renovação deste espaço, que é importante pra gente”.

Margareth disse ainda que  já assistiu a muitos shows da arquibancada, que foi mantida e está sendo recuperada. “Todos os meus colegas [de profissão], todos os artistas amam se apresentar aqui. Não só os da Bahia, mas os de fora também. É um espaço mágico, que o povo gosta. O coração da música da Bahia”.

Leia mais:

Rui anuncia Caetano e Gil na reabertura da Concha Acústica

Notícias relacionadas