Cidade

Força-tarefa da Lava Jato convoca ajuda dos EUA para investigar Odebrecht

A força-tarefa do Ministério Público Federal que investiga o esquema de corrupção na Petrobras terá ajuda de autoridades dos Estados Unidos para desarticular a engrenagem supostamente montada pela construtora Odebrecht para pagamento de propinas. [Leia mais...]

[Força-tarefa da Lava Jato convoca ajuda dos EUA para investigar Odebrecht]
Foto : Divulgação

Por Juliana Almirante no dia 22 de Junho de 2015 ⋅ 08:28

A força-tarefa do Ministério Público Federal que investiga o esquema de corrupção na Petrobras terá ajuda de autoridades dos Estados Unidos para desarticular a engrenagem supostamente montada pela construtora Odebrecht para pagamento de propinas, de acordo com reportagem do Estadão. Os EUA concentra a mais estruturada e eficiente rede de combate à corrupção do mundo. O sistema montado pela empreiteira teria usado empresas offshore em nome de terceiros e contas secretas no exterior.


A Odebrecht é um dos alvos da última fase da Operação Lava Jato, batizada de Erga Omnes. A etapa prendeu na sexta-feira o presidente do grupo, Marcelo Odebrecht, e o da Andrade Gutierrez, Otávio Marques Azevedo, além de dez executivos das duas companhias.


Órgãos de investigação dos Estados Unidos atuarão, a pedido dos procuradores da República, na triagem de depósitos de propina feitos em contas do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Em setembro, o delator confessou que US$ 23 milhões apreendidos na Suíça era propina paga pela empreiteira, que nega a acusação.

Notícias relacionadas