Cidade

Marisqueiras da Ilha de Itaparica recebem kits para aumento de produção

Marisqueiras da Ilha de Itaparica receberam, nesta segunda-feira (14), equipamentos para melhorar a qualidade e a rapidez na limpeza dos mariscos e ainda aumentar a segurança nos mangues. A ação foi promovida por meio da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura na Bahia. [Leia mais...]

[Marisqueiras da Ilha de Itaparica recebem kits para aumento de produção]
Foto : Elói Corrêa/GOVBA

Por Jessica Galvão no dia 14 de Março de 2016 ⋅ 14:48

Marisqueiras da Ilha de Itaparica receberam, nesta segunda-feira (14), equipamentos para melhorar a qualidade e a rapidez na limpeza dos mariscos e ainda aumentar a segurança nos mangues. A ação foi promovida por meio da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura na Bahia.

Entre os materiais distribuídos estão o kit-marisqueira, composto por pia, fogão à lenha, panelas, mesas e tudo o que é necessário para lavar, catar e cozinhar os mariscos. As profissionais também receberam equipamentos de proteção individual (EPI), como pares de luvas e botas em neoprene, além de camisa em dry fit, e calça e boné em tactel, com bloqueio de 98% dos raios UVA e UVB, proteção para a pele de quem trabalha a semana inteira exposta ao sol, minimizando a incidência de câncer, desidratação e envelhecimento precoce.

Para o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, esse é um apoio importante, mas a iniciativa do órgão não se encerra na distribuição de materiais. "Aqui é uma região importante para a produção de mariscos no estado, mas queremos ir além, ampliar esse número e qualificar os baianos. Na Ilha de Itaparica já temos projetos de criação de algas marinhas, além da inauguração recente do Centro Vocacional de Tecnologia (CVTT), em Santo Amaro [no Recôncavo], primeira escola técnica federal da pesca voltada para a formação desse público e das futuras gerações na pesca artesanal e de marisco", disse.

Notícias relacionadas