Cidade

Dom Murilo fala sobre Semana Santa e "bem ao próximo"; confira programação

Os últimos passos de Jesus no plano terreno ocorrem no momento conhecido como Semana Santa. O período é uma tradição católica que se inicia no Domingo de Ramos, onde é celebrada a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. [Leia mais...]

[Dom Murilo fala sobre Semana Santa e
Foto : André Machado / Arquidiocese de Salvador

Por Camila Tíssia e Matheus Morais no dia 23 de Março de 2016 ⋅ 08:41

Os últimos passos de Jesus no plano terreno ocorrem no momento conhecido como Semana Santa. O período é uma tradição católica que se inicia no Domingo de Ramos, onde é celebrada a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. Em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (23), o Arcebispo Dom Murilo Krieger, falou sobre a programação, de procissões e missas, que já foi divulgada pela Arquidiocese de Salvador.

"Na sexta, às 15h vamos sair em procissão a frente da Catedral, é um dia sem missa. No sábado temos a missa da ressureição, depois temos a renovação das promessas do batismo. No Domingo de Páscoa também teremos missas marcadas com muita alegria e fé. A missa do lava pés será na quinta-feira de noite e é muito simbólica. A primeira forma de acolhida era o escravo da família lavar o pé de quem chegava. Hoje nós mantemos o rito para mater o que Cristo dizia, servir um aos outros e buscar o bem do outro", disse.   

Confira a programação da Catedral Basílica:

Dia 23 – Quarta-feira Santa
Procissão do Encontro da Imagem do Senhor dos Passos. A imagem sai da igreja da Ajuda às 13h30 e percorre o Centro Histórico para encontrar a imagem de Nossa Senhora das Dores na igreja de São Domingos, fazendo sete passos do caminho de Jesus ao Calvário.

Dia 24 – Quinta-feira Santa
A Missa da Instituição da Eucaristia com Bênção dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais acontece às 8h30 no Santuário de Fátima, localizado no colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia. Já a celebração da Ceia do Senhor e do Lava-Pés ocorre às18h na igreja de São Pedro dos Clérigos, no Centro Histórico.

Dia 25 – Sexta-feira Santa
Liturgia da Paixão, às 15h, na igreja do Carmo, de onde sairá a procissão do Senhor Morto, passando pelas ruas do Centro Histórico até a Catedral. Dom Murilo faz uma homilia, tradicionalmente chamada de "Sermão da Paixão", na porta da Catedral Basílica. Após o sermão, a procissão segue até a igreja D’Ajuda e retorna para a igreja do Carmo.

Dia 26 – Sábado Santo
Vigília Pascal na igreja de São Pedro dos Clérigos, às 19h, celebrada por Dom Murilo Krieger.

Dia 27 – Domingo da Ressurreição
Missa da Ressurreição do Senhor, às 10h, presidida por Dom Murilo na igreja de São Pedro dos Clérigos.   

Notícias relacionadas

[Fabrício Queiroz movimentou R$ 7 milhões em três anos]
Cidade

Fabrício Queiroz movimentou R$ 7 milhões em três anos

Por Leo Sousa no dia 20 de Janeiro de 2019 ⋅ 10:00 em Cidade

Nos arquivos do Coaf consta que as movimentações financeiras de ex-motorista de Flávio Bolsonaro tiveram um volume maior do que o que foi divulgado em dezembro