Quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Após rompimento, Codesal vistoria encosta em Ondina; Embasa é notificada

Cidade

Após rompimento, Codesal vistoria encosta em Ondina; Embasa é notificada

Um vazamento causado pelo rompimento de uma tubulação de água no Morro do Ipiranga, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (2), resultou em um mar de lama que seguiu em direção a praia de Ondina [Leia mais...]

Após rompimento, Codesal vistoria encosta em Ondina; Embasa é notificada

Foto: Tácio Moreira/metropress

Por: Bárbara Silveira no dia 02 de maio de 2016 às 14:21

Um vazamento causado pelo rompimento de uma tubulação de água no Morro do Ipiranga, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (2), resultou em um mar de lama que seguiu em direção a praia de Ondina. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), foi feita uma vistoria no local e a Embasa foi notificada.

“O vazamento à noite ocorreu numa tubulação de água de 100 milímetros que fica sob uma residência, levando grande volume de material para a pista. Houve rompimento no jardim deste imóvel com grande fuga de material. A Defesa Civil (Codesal) já foi acionada para apresentar laudo técnico da casa, bem como a Secretaria de Manutenção (Seman) para remoção de uma árvore que oferece risco de tombamento”, explicou o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana. 

De acordo com Fontana, o vazamento já foi resolvido e a Embasa foi notificada para estabilizar a encosta, repor os custos do que foi perdido para o proprietário e realizar uma nova rede de fornecimento de água. Em nota enviada ao Metro1, a Embasa afirmou que o vazamento de água foi controlado por volta das 8h, mas é esperada uma retroescavadeira para retirar a lama que se espalhou na pista. Já a conclusão dos reparos na rede distribuidora está prevista para o início da tarde.

Essa não é a primeira vez que um problema envolvendo a Embasa termina em prejuízo para o meio ambiente. No dia 23 de março, um acidente de trânsito, na Avenida Vasco da Gama, também trouxe para as praias de Salvador. Na ocasião, um poste que fornecia energia para a estação de tratamento da Embasa, na Rua da Lucaia, foi atingido, deixando o local que é responsável pelo tratamento de grande parte do esgoto da cidade sem energia. Com isso, o esgoto passou a ser jogado no mar do Rio Vermelho, até que a linha de distribuição de energia fosse reparada.