Cidade

Ministério da Saúde lança campanha de doação de leite materno

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (20) a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno, que tem por objetivo aumentar as doações, sobretudo, para bebês prematuros.

[Imagem not found]
Foto : Reprodução/ABC

Por Lorena Alcantara no dia 21 de Maio de 2015 ⋅ 12:20

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (20) a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno, que tem por objetivo aumentar as doações, sobretudo, para bebês prematuros. O tema da campanha neste ano é "Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças". A ação foi lançada em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado na última terça-feira (19).

A ministra interina da Saúde, Ana Paula Soter, reforçou o intuito da campanha. "Nossa meta é que a gente consiga ampliar em 15% a doação de leite humano voltado prioritariamente para bebês prematuros. Um litro de leite humano vai auxiliar dez bebês prematuros. É fundamental que todas possam fazer parte dessa história", destacou a ministra.

Vale ressaltar que a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida e o aleitamento complementar até os 2 anos ou mais. De acordo com o Ministério, números revelam que o consumo de leite materno é capaz de reduzir a mortalidade infantil (crianças menores de 5 anos) em até 13%. Para doar, basta a mulher estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação. As interessadas em doar leite materno devem procurar o banco de leite mais próximo ou ligar para o Disque Saúde no número 136.

Notícias relacionadas