Cidade

Historiador e jornalista Marcos Guterman fala sobre livro "Nazistas Entre Nós"

O historiador e jornalista de O Estado de S. Paulo Marcos Guterman foi o entrevistado desta quinta-feira (18), durante o Jornal da Cidade 2ª edição, da Rádio Metrópole, para falar sobre o seu livro 'Nazistas Entre Nós', lançado recentemente. Na ocasião, ele contou como surgiu a ideia inicial da obra. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Hulton Archive/Getty Images

Por Jessica Galvão no dia 18 de Agosto de 2016 ⋅ 17:54

O historiador e jornalista de O Estado de S. Paulo Marcos Guterman foi o entrevistado desta quinta-feira (18), durante o Jornal da Cidade 2ª edição, da Rádio Metrópole, para falar sobre o seu livro 'Nazistas Entre Nós', lançado recentemente. Na ocasião, ele contou como surgiu a ideia inicial da obra.

"Eu sou doutor em história pela USP e o meu objeto de pesquisa há mais de dez anos é o nazismo. Eu sempre tive a curiosidade de pesquisar as motivações dos nazistas. No meio da pesquisa me deparei com uma situação muito constrangedora para a humanidade, que foi o fato de que ela, de um modo geral, as chamadas 'sociedades civilizadas', foi indiferente ao destino das vítimas do holocausto, tanto durante a guerra quanto depois da guerra. Esse livro tenta reconstituir um pouco da história de como os oficiais envolvidos no massacre, na burocracia do holocausto, conseguiram escapar da justiça, sem muitas dificuldades e conseguiram se estabelecer em vários países do mundo como Estados Unidos, Argentina, América Latina em geral, e o Brasil", disse Guterman.

Notícias relacionadas