Cidade

Zika pode ser transmitido por contato com sangue, garante infectologista

Em apresentação na última quarta-feira (8), no Hospital Geral Roberto Santos, o médico infectologista Kleber Luz disse que o Zika Vírus é transmitido também de forma perinatal (de mãe para filho), por transfusão de sangue e através da relação sexual. A informação foi divulgada no Correio 24h, nesta quinta-feira (9). “Esses vírus acabam tendo essas possibilidades de transmissão, além, é claro, pelo mosquito do gênero Aedes”, disse o médico.

[Imagem not found]
Foto : Reprodução/ Band Uol

Por Bárbara Gomes no dia 09 de Julho de 2015 ⋅ 16:52

Em apresentação na última quarta-feira (8), no Hospital Geral Roberto Santos, o médico infectologista Kleber Luz disse que o Zika Vírus é transmitido também de forma perinatal (no parto, de mãe para filho), por transfusão de sangue e através da relação sexual. A informação foi divulgada no Correio 24h, nesta quinta-feira (9). “Esses vírus acabam tendo essas possibilidades de transmissão, além, é claro, pelo mosquito do gênero Aedes”, disse o médico.

Mas o vírus é transmitido, com maior incidência, pelo Aedes Aegypti que é o mesmo mosquito transmissor da Dengue e da Chikungunya. Conforme pesquisadores, geralmente o mosquito pica no final do dia e à noite. E somente no mês de maio, os postos de Saúde de Salvador registraram cerca de cinco mil suspeitas de Zika, com pessoas que apresentavam sintomas, como: dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, hipersensibilidade nos olhos, nas articulações, diarreia ou prisão de ventre.

Comentarios

Notícias relacionadas

[Embarcação pega fogo no mar da Ribeira em Salvador]
Cidade

Embarcação pega fogo no mar da Ribeira em Salvador

Por Metro1 no dia 15 de Julho de 2018 ⋅ 09:30 em Cidade

Testemunhas relataram que a embarcação estava atracada no Saveiro Clube, localizado na Avenida Portos dos Mastros. A Marinha também auxiliou a ação