Cidade

Igreja Nossa Senhora de Brotas e Passeio Público recebem obras de requalificação

Além da igreja, o Passeio Público também já começou a receber o processo de revitalização.

[Imagem not found]
Foto : Divulgação/GovBA

Por Matheus Morais no dia 22 de Maio de 2015 ⋅ 10:30

Após a queda do forro que protegia o teto da Igreja Nossa Senhora de Brotas no último sábado (16), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) iniciou as obras de requalificação do imóvel. Além da igreja, o Passeio Público também já começou a receber o processo de revitalização. 
 
Na igreja, as fortes chuvas fizeram com que a edificação começasse a apresentar infiltrações, como afirma o encarregado da paróquia, Paulo Henriques Simoni. "Estamos tentando resolver os problemas do imóvel. Quando chove surgem as goteiras, as tábuas do forro correm e isso pode resultar em acidentes sérios. Estamos começando pelo teto, que sofreu danos com a chuva, mas depois vamos promover os reparos nas outras partes da igreja. Esperamos resolver isso o quanto antes", afirmou. 
 
Com R$ 108 mil da própria paróquia e com o apoio técnico do Ipac, que forneceu a mão de obra, aos poucos a estrutura, construída há cerca de 300 anos, tem recebido os reparos considerados necessários. A primeira parte do projeto consiste na reestruturação do teto da igreja. 
 
Já o Passeio Público irá contar com um investimento de R$ 240 mil do Governo do Estado, que prevê de obras de paisagismo e jardinagem, iluminação, limpeza de esculturas e vasos de mármore e a restauração do parque infantil e dos bancos de madeira e ferro. "Antes as pessoas compareciam em peso aqui, no Passeio Público. O espaço era usado por famílias, casais e amigos para se divertirem a céu aberto. É importante esclarecer que essa primeira etapa é algo emergencial. Precisamos devolver esse espaço para a população", disse o diretor geral do Ipac, João Carlos Oliveira.

Notícias relacionadas

[Universidade Católica de Salvador completa 57 anos ]
Cidade

Universidade Católica de Salvador completa 57 anos

Por Metro1 no dia 18 de Outubro de 2018 ⋅ 09:55 em Cidade

A instituição foi inaugurada pelo 1º Grão Chanceler, D. Augusto Álvaro Cardeal da Silva e teve como primeiro reitor o Monsenhor Eugênio de Andrade Veiga (1962-1979)