Cidade

Mutirão realiza exame respiratório gratuito na Praça da Piedade

Nesta quinta-feira (15), a Associação Bahiana de Medicina (ABM) promove, na Praça da Piedade, um mutirão gratuito para realizar exames e testar a capacidade respiratória de ex-fumantes. A ação é feita em parceria com a Prefeitura de Salvador é acontece até às 12h [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Reprodução/Google Street View

Por Bárbara Silveira no dia 15 de Setembro de 2016 ⋅ 11:12

Nesta quinta-feira (15), a Associação Bahiana de Medicina (ABM) promove, na Praça da Piedade, um mutirão gratuito para realizar exames e testar a capacidade respiratória de ex-fumantes. A ação é feita em parceria com a Prefeitura de Salvador é acontece até às 12h.

Pode realizar o procedimento chamado de espirometria, fumantes acima de 35 anos e ex-fumantes. O objetivo é prevenir e diagnosticar precocemente casos da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).  De acordo com a Associação, dificuldade para caminhar ou para subir uma escada, cansaço, pigarro, tosse com expectoração, falta de ar e dores no corpo são alguns dos sintomas da doença.

"A ideia do mutirão é prevenir, diagnosticar e encaminhar para o tratamento o quanto antes as pessoas portadoras da doença", afirma o pneumologista Guilhardo Fontes Ribeiro, diretor acadêmico da ABM e coordenador do ambulatório de DPOC do Hospital Santa Izabel. “Por falta de prevenção, infelizmente, muitas vezes quando a DPOC é diagnosticada ela já evoluiu e já desencadeou outras doenças associadas. Boa parte da população não sabe o que significa DPOC, falta informação sobre a doença", acrescenta o especialista.

 

Notícias relacionadas