Cidade

A 10ª Primavera de Museus começa nesta terça-feira em Salvador

Acontece nesta terça-feira (20), no saguão do Palácio da Aclamação, no Campo Grande, a cerimônia de abertura da 10ª Primavera de Museus. A solenidade, que começa às 9h30, vai contar com a presença do secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal e de dirigentes de órgãos municipais, estaduais e federais, além de artistas e personalidades baianas, museólogos, restauradores e outros participantes.[Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Reprodução / SecultBA

Por Laura Lorenzo no dia 19 de Setembro de 2016 ⋅ 17:15

Acontece nesta terça-feira (20), no saguão do Palácio da Aclamação, no Campo Grande, a cerimônia de abertura da 10ª Primavera de Museus. A solenidade, que começa às 9h30, vai contar com a presença do secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal e de dirigentes de órgãos municipais, estaduais e federais, além de artistas e personalidades baianas, museólogos, restauradores e outros participantes. 

A Primavera de Museus já acontece em Salvador há dez anos e é um evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) do Ministério da Cultura (MinC). As exposições vão até o dia 25 de outubro em todo o país, mas na Bahia vão se estender até o dia 21 de dezembro. A temática deste ano é “Museus, Memórias e Economia da Cultura” e já conta com 753 museus que oferecem mais de duas mil atividades.

Na opinião de Jorge Portugal,  espaços públicos como os museus são como escolas, de extrema importância para a formação cultural e cidadã de cada indivíduo.  "Penso nos museus como espaços culturais que abrigam aulas de história para quem quiser aprender. A meu entender, a Educação é uma das vertentes da Cultura, que compreende todo o patrimônio criado pelo Homo Sapiens, esse descomunal legado: ciência, religião, arte, língua, valores, jeito de andar. Os museus reúnem fatos da História e da Cultura ao longo do tempo. São casas civilizadoras", afirmou o secretário. 

Na programação do evento está o lançamento do Aplicativo do Patrimônio Cultural da Bahia para o Google Maps, além da anunciação da continuidade da campanha #MusEuCurto até o verão de 2016/2017. 

Notícias relacionadas