Cidade

Estado de emergência é reconhecido em mais 4 cidades da Bahia

Por conta da falta de chuva, 90 municípios se encontram em situação de emergência, principalmente na região Semiárida da Bahia. Do total, 81 dessas cidades já tinham o estado de emergência reconhecido, e Ministério da Integração divulgou nesta sexta-feira (7) mais quatro cidades que também foram reconhecidas por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Por Laura Lorenzo no dia 07 de Outubro de 2016 ⋅ 16:47

Por conta da falta de chuva, 90 municípios se encontram em situação de emergência, principalmente na região Semiárida da Bahia. Do total, 81 dessas cidades já tinham o estado de emergência reconhecido, e Ministério da Integração divulgou nesta sexta-feira (7) mais quatro cidades que também foram reconhecidas por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Foram incluídas na publicação, no Diário Oficial da União, os municípios de Iraquara - Chapada Diamantina - Livramento de Nossa Senhora - Sertão Produtivo – Poções - região de Vitória da Conquista - e Santa Maria da Vitória - Bacia do Rio Corrente. As cidades estão sendo auxiliadas pela portaria 181.

Apesar de ter chovido nos últimos dias, a precipitação foi mal distribuída e não alterou o nível de água dos reservatórios das cidades, e por isso alguns pontos do estado continuam na situação de emergência. De acordo com a Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec), desde o início do ano, 109 foram reconhecidos pelo governo federal, o que totaliza 3,3 milhões de pessoas.

As 81 cidades que foram reconhecidas pelo governo federal somam cerca de 1,5 milhões de pessoas atingidas pela seca. A maioria dos municípios em estado de emergência é atendida pela Operação Pipa, do Exército Brasileiro, com recursos do governo federal.

Notícias relacionadas