Cidade

“Fazemos teste do HIV e temos resultados em 30 minutos", diz coordenador do IBCM

Em entrevista à Rádio Metrópole na manhã desta terça-feira (21), o coordenador do Instituto Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), Padre Alfredo Dórea, falou sobre o trabalho desenvolvido pela ONG. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Divulgação

Por Matheus Morais no dia 21 de Julho de 2015 ⋅ 16:34

Em entrevista à Rádio Metrópole na manhã desta terça-feira (21), o coordenador do Instituto Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), Padre Alfredo Dórea, falou sobre o trabalho desenvolvido pela ONG, que abriga 54 crianças, além de ajudar famílias que têm membros com HIV-Aids, oferecendo moradia em casas alugadas pelo próprio IBCM. “Fazemos abordagens com a população que tem HIV-Aids nas ruas de Salvador, depois encaminhamos para hospitais, instituições de saúde, além de ouvirmos as demandas deste povo. Alugamos 22 casas para as pessoas detectadas com HIV, nosso objetivo é que as mães não sejam separadas dos filhos, normalmente essas mães são chefes de família. Na instituição temos um índice de 0% de transmissão vertical, o que é excelente, só Cuba conseguiu isso”, disse.

Dórea destacou, ainda, o pioneirismo do IBCM na descoberta do vírus HIV entre a população soteropolitana. “Estamos fazendo um teste com fluído oral. Fomos escolhidos pelo Ministério da Saúde junto com 28 ONGs para desenvolver esse teste piloto. Ele ?ão coleta sangue e também não causa dor às pessoas que são submetidas, em 30 minutos temos os resultados. Há mais de 10 anos não registramos óbitos”, contou.

Notícias relacionadas