Cidade

Para Levy, ajustes são necessários por causa da baixa arrecadação do governo

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta segunda-feira (25) que os ajustes nas contas do país são necessários por conta do problemas de arrecadação federal, incluindo os gerados pelos programas de refinanciamento de dívidas tributárias (Refis). [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Agência Brasil

Por Bárbara Silveira no dia 25 de Maio de 2015 ⋅ 16:47

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta segunda-feira (25) que os ajustes nas contas do país são necessários por conta do problemas de arrecadação federal, incluindo os gerados pelos programas de refinanciamento de dívidas tributárias (Refis).

"Nos últimos anos, a arrecadação sistematicamente não tem atendido às necessidades do governo. [O governo tem apelado para] receitas extraordinárias, de programas como Refis, outras coisas. Ao mesmo tempo, [houve] as desonerações. Precisamos de ter uma situação um pouco mais equilibrada: o que a gente está tendo este ano, [não gera] receita. As receitas não têm sido muito significativas".

Segundo Levy, foi "adequado" o contingenciamento de R$ 69,9 bilhões aprovado pelo governo. "[O contingenciamento] é uma parte das políticas postas em prática. É uma parte importante e outras são mais estruturais e tem que ver com o realinhamento de preços, com atividades de concessões e vamos ver como a gente reorganiza o financiamento de longo prazo, agora que acabou o dinheiro, pois [antes] havia aquele modelo mais baseado em recursos públicos", disse.

Notícias relacionadas